Para os que estão iniciando seus estudos no mundo do Espiritismo em busca de entender mais sobre a doutrina, um dos assuntos mais comentados e buscados é a respeito do consumo de carne e a visão que a doutrina tem a respeito desta prática tão comum para muitas pessoas no mundo inteiro. Os questionamentos variam, mas o principal é a respeito da ingestão deste tipo de proteína, e se isso seria um baixo grau evolutivo do espírito.
o consumo de carne é proibido?
Os questionamentos ainda vão adiante, e apontam se estas pessoas que conseguiram deixar o consumo deste tipo de proteína de lado, se elas estão em um grau de espiritualidade mais evoluído que as demais, que ainda consumem esta proteína normalmente como base de sua alimentação. A Espiritualidade pode explicar muito deste assunto para os interessados em vivenciar a doutrina todos os dias em sua vida, e que estão em busca de evolução.
Consta em O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, a resposta para este questionamento tão feito para os interessados na doutrina. No livro, a frase ‘a carne nutre a carne, pois do contrário o homem perece’ explica logo de cara a respeito do pensamento do escritor a respeito desta prática. No entanto, em outro viés, o Espírito Emmanuel afirma que é possível migrar para outros tipos de proteína quanto a sua alimentação e deixar de lado o consumo de carne que muitas pessoas têm como comum em suas vidas.
De acordo com Emmanuel, ao ingerir as vísceras dos animais as pessoas estão cometendo um erro muito grande, e que podem trazer várias consequências para suas vidas. Ele explica ainda que isso se deriva de vários vícios que estão presentes na nutrição humana, destacando que acredita que este tipo de prática não deve ser algo a se manter pelos seres humanos, e que pode trazer malefícios para a vida, como as consequências citadas.
Chico Xavier ainda afirmava que existem pessoas que sentem a necessidade de consumir este tipo de proteína em sua alimentação. Mas, ele indica que esta mudança para deixar de lado o hábito em questão, precisa ocorrer mesmo que seja de uma forma gradativa, até que a pessoa deixe de lado esta alimentação que leva em sua base a proteína animal. Desta forma, o médium indicava que as pessoas precisariam passar por estes processos para se adequarem a uma alimentação vegetariana, sem o consumo da proteína animal.
Vale ressaltar, no entanto, que Chico Xavier em sua vida, consumia carne, mas mesmo assim foi considerado como sendo uma presença de luz na Terra. No entanto, comer carne pode não estar diretamente ligado a esta evolução espiritual e seja a única forma de atingir isso, por mais que este tipo de alimentação contribua e muito para isso. Em dias de trabalhos em centros espíritas, os médiuns costumam ser orientados a não consumirem carne, para facilitar que ocorra o intercâmbio de energias.