Deus, nosso Pai, CAMINHE pela minha casa e leve embora todas as minhas preocupações e doenças, e POR FAVOR, vigia e cura a minha família em nome de Jesus ... AMÉM

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O MUNDO?


Não será novidade a sensação de estranheza que acomete boa parcela da Humanidade terrestre nesse período de ocaso expiatório-provacional e de alvorecer de uma Nova Era de regeneração.

Nesses momentos, parece-nos faltar superfície para colocarmos os pés e caminharmos seguramente. O horizonte anuvia-se diante das montanhas de calamidades públicas e privadas pelas quais atravessam os errantes na trajetória ascensional. A noite sombria assola os incipientes raios solares do amanhecer, assenhoreando-se dos andarilhos da hora última, titubeantes em indecisões e vãos questionamentos, orquestrados no pragmatismo materialista do incrédulo, ou assentados na hesitação do crente iludido e desesperançado.

Tudo parece acenar um futuro não muito distante de caos e perdição irremissíveis…                                      *

O Apóstolo Paulo escreveu várias cartas, conhecidas como epístolas, sob a inspiração direta do Espírito Estêvão, que incentivou o convertido de Damasco a redigir as missivas, tendo em vista demanda de ampliar a divulgação da Mensagem de Jesus, uma vez que Paulo não poderia estar fisicamente em vários lugares ao mesmo tempo. As epístolas foram sublime inspiração para marcar presença com a palavra orientadora a pessoas e povos carentes de assegurar sua caminhada nas trilhas da fé após a crucificação do Messias de Nazaré, recordando os ensinos do Mestre para que não caíssem no esquecimento.6

Num desses indeléveis registros aos Coríntios, Paulo expressa: Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados.2

Para bem entendermos a essência do conteúdo paulino, é necessário que busquemos a compreensão do significado das palavras1. Ser atribulado é enfrentar aflições, adversidades, agruras, mortificações, sofrimentos morais e acontecimentos desagradáveis ou penosos. Angustiado é sinônimo de aflito, agoniado, ansioso, atormentado, inquieto.

Ser perplexo é ser tomado de espanto, ficar atônito, indeciso, irresoluto, é hesitar. Desanimado é o mesmo que sem ânimo, desencorajado, desestimulado, desalentado, esmorecido, sem vontade de agir.

A constatação de ontem e de hoje que o registro epistolar evidencia é de que somos em tudo o que acontece ao nosso redor e em nossa intimidade atribulados e perplexos. Porém, a recomendação do mesmo enunciado é para não sermos angustiados nem desanimados, nunca e em nada, assim deduzimos.

Os vocábulos parecem próximos no significado, entretanto indicam capitais diferenças conceituais. Ficamos espantados, atônitos diante de tantas ações infensas à moral, observadas cada vez mais frequentemente na atualidade ou que teimam em se perpetuar ao longo do tempo, desde eras imemoriais quando o homem ainda estagiava em seus primeiros passos no primitivismo da evolução.

Esse estado de perplexidade, todavia, não deve denotar desânimo, falta de ânimo, de vida e de vontade para pensar, falar e fazer o imprescindível a uma reação ativa, operosa e construtiva perante uma realidade temporariamente avassaladora do mal e de suas múltiplas manifestações e incautas intermediações. Jesus asseverou que veio para nos trazer vida e vida em abundância.3

Tudo o que não for real, passará. Apenas os valores constitutivos da verdadeira propriedade, a espiritual, resistirão, posto que permanentes. Espantamo-nos perante atrocidades, crueldades, irresponsabilidades decorrentes da imaturidade espiritual ou da maldade temporária que domina, iludindo boa parcela da Humanidade terrestre. Todavia, não nos cabe o desalento, pois há muito que fazer, notadamente no período de transição em que todos somos convidados e convocados a doar o melhor de nós, realizando o que estiver ao nosso alcance, como a nossa quota de colaboração para as mudanças inadiáveis.

As aflições comuns em um mundo de expiações e de prova onde ainda há o império do mal4, chegarão de fora, em ranger de dentes do tempestuoso inverno a assolar incautos, desprevenidos e imprevidentes quanto ao futuro espiritual. Virão também da intimidade dos seres que não se permitirão sentir acomodados em zona de conforto, quando o Evangelho Redivivo nos convoca ao testemunho pessoal e intransferível do auto-enfrentamento para as diligências renovadoras impostergáveis, considerando que os tempos já chegaram, e que não nos cabe procrastinar mais nem um segundo a resolução no rumo do bem e do amor divinos.

Entrementes, não nos permitiremos agoniar, cedendo a aparentes forças irresistíveis de influências malévolas a nos desviar do caminho a ser seguido em direção à conquista paulatina da felicidade, por esforço próprio e proporcional a nossa capacidade, sem exageros ou exigências descabidas, mas compreendendo que o minuto precioso de cada dia não deve ser desperdiçado por invigilância e ociosidade.5

E foi Emmanuel, que tanta admiração vertia ao doutor da lei, renovado em Jesus, com sua elegante e assertiva redação, convertendo-se, em nossa opinião, no maior explicador dos evangelhos de todos os tempos, quem acentuou:

E, ainda hoje, enquanto oram confiantes, exemplificando o amor evangélico, [os leais seguidores de Jesus] reparam o progresso dos ímpios e sofrem a dominação dos vaidosos de todos os matizes. Enquanto triunfam os maus e os indiferentes, nas facilidades terrestres, são eles relegados a dificuldades e tropeços, à frente das situações mais simples.

Apesar da evolução inegável do direito no mundo, ainda são chamados a contas pelo bem que fazem e vigiados, com rudeza, devido à verdade consoladora que ensinam.

É o que temos sentido, embora ainda não nos reconheçamos como leais seguidores do Cristo. Estamos iniciando os esforços para corrigir mazelas espirituais e conquistarmos virtudes que nos propiciem integração na equipe de trabalho do Divino Amigo.

Dá a impressão de que os maus prosperam, de que a irresponsabilidade cresce, de que a imoralidade domina, de que o instituto da família desmorona, de que a educação resta abatida, de que o materialismo vence, de que uma crise sem precedentes na História prenuncia um caos jamais visto no mundo inteiro, com todos os seus ais…                                         *

Nunca, como nos tempos atuais, houve tanta necessidade do Evangelho Redivivo ao Espírito sedento de consolo e de esclarecimento, que possa oferecer-lhe paz e serenidade, bom senso e discernimento, para não perder a direção do bem, deixando-se envolver pelas ilusões passageiras do mal.

Deus, em Sua Infinita Misericórdia, utiliza-se do mal decorrente dos erros humanos, alçando-o veementemente para que se manifeste com toda pujança, como instrumento para erradicação em definitivo do próprio mal, que sobra apenas como ausência do bem maior originado da Providência Divina.

Vivemos os momentos decisivos da renovação em espírito e verdade, da transformação moral, da renovação íntima, da escolha dos valores espirituais, quando Jesus nos chama para o serviço da redenção de nós mesmos pelo auxílio aos irmãos em maiores necessidades que as nossas.

Atravessamos o período de despedida gradativa do orbe de expiações e provas, em que somos convocados a atuar como trabalhadores da última hora e, simultaneamente, vislumbramos o limiar do mundo de regeneração, para o qual somos convidados como candidatos a servidores da primeira hora.

Estagiamos no tempo de fazermos a leitura da realidade, termos olhos de ver a Verdade e compreendermos que a Terra, a mãe Gaia, é a escola de iluminação, o hospital de reabilitação e a morada de trabalho e de libertação de nossos Espíritos rumo a Deus, nosso Pai de Infinita Bondade.

_______________________________________________

Por Geraldo Campetti (Palestrante, escritor e apresentador dos programas Livros que Iluminam e Entre dois mundos: uma visão espírita da realidade, da FEB tv.)

Referências:

HOUAISS, Antônio, Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Versão multiusuário 2009.3.

BÍBLIA, N. T. II Coríntios. Português. O novo testamento. Tradução de João Ferreira de Almeida. Rio de Janeiro: Imprensa Bíblica Brasileira, 1966. cap. 4, vers. 8.

Op cit. João. cap. 10, vers. 10.

KARDEC, Allan. O Evangelho segundo o Espiritismo, Tradução de Guillon Ribeiro. 131. ed. 8. imp. (Ed. Histórica). Brasília: FEB, 2017. cap. 3, itens 13-15.

XAVIER, Francisco Cândido. Ação e reação. Pelo Espírito André Luiz. 30. ed. 7. imp. Brasília: FEB, 2017. cap. 7.

_______, Paulo e Estêvão. Pelo Espírito Emmanuel. 45. ed. 11. imp. Brasília: FEB, 2017. pt.2, cap. 7.

______. Vinha de luz. Pelo Espírito Emmanuel. 1. ed. 10. imp. Brasília: FEB, 2017. cap. 102.



terça-feira, 28 de setembro de 2021

" MACUMBA PEGA?", Chico Xavier responde



 Aquela senhora passou o dia todo de pé em uma longa fila só para ter a chance de fazer uma única pergunta para Chico Xavier. No cair da noite, finalmente ficou frente a frente com ele e, cheia de medo e preocupação, disse:

– Chico, tenho uma única pergunta pra te fazer; Macumba pega?

Chico sorriu e falou pausadamente:

– Minha filha, me responda você, uma coisa: se eu jogo uma pedra em uma grande parede com um buraco bem no meio dela, o que acontece?

– Bom… – disse a mulher – A pedra entra!

– E se não houver buraco?

– Ela vai bater e voltar…

– Exatamente! Não dê abertura ao mal, não pratique o mal, não o desenvolva dentro de você e você estará imune a ele. A cada vez que você fizer de sua língua uma arma venenosa, a cada ato de perversidade ou falsidade que cometer, você aumentará o buraco de sua parede. Quem joga pedras, cedo ou tarde levará uma pedrada.

_____________________________________________

Assuma os riscos ou benefícios da parede que você construiu. Assuma a dor de causar dor ou usufrua a paz de promover a paz. 

A escolha é sua...e as consequências também.



segunda-feira, 27 de setembro de 2021

O BOM MÉDIUM E O BOM DIRIGENTE ESPIRITUAL

 

Um bom dirigente espiritual não busca seguidores, súditos ou bajuladores.

 Um bom dirigente espiritual busca médiuns comprometidos com a verdade, a caridade, a humildade e a responsabilidade atuante na Umbanda.

Um bom dirigente não quer bajuladores um bom dirigente quer  Médiuns dispostos na chuva ou no sol, no muito ou no pouco, na alegria ou na tristeza honrar a Umbanda é seu chamado espiritual.

Um bom médium não busca ser bajulado, não busca aplausos nem seguidores. 

Um bom médium busca um terreiro para a prática da caridade sem interesse de aparecer e de elevar o seu ego.



TENTAÇÕES (Espíritos inferiores)

 


Todos trazemos, de outras vidas, tendências boas e más; as primeiras impulsionam-nos para a senda do bem, e são estimuladas pelos bons Espíritos e pelos homens de bem; as más arrastam-nos para o caminho do mal, e são incentivadas pelos Espíritos imperfeitos e pelas pessoas de caráter inferior.

Os bons Espíritos aproveitam as nossas boas inclinações para nos estimular a viver de maneira equilibrada e a praticar o bem; por outro lado, os Espíritos pouco adiantados, viciosos, exploram as nossas propensões inferiores, induzindo-nos a agir em desacordo com as leis de Deus e a seguir uma vida cheia de vícios e de ilusões.

Os Espíritos inferiores, de má índole, envidam todos os esforços para nos fazerem cair em tentações; utilizam os nossos maus pendores para nos influenciarem os pensamentos e atos. 

Sempre que descuidamos da vigilância, interferem nas nossas conversações, induzindo-nos a falar compulsivamente, a usar palavras inadequadas, fortes, agressivas; fortificam-nos as compulsões, inclusive alimentares; arrastam- -nos para os vícios, para o sexo menos responsável ou mesmo desregrado; interferem em nossas atividades, inclusive no campo da mediunidade, predispondo-nos às mistificações; alimentam-nos o orgulho e a vaidade e a consequência destes, que é o melindre...

Muitas vezes, não querendo admitir as próprias fraquezas, procuramos encontrar em outras pessoas, ou na falta de proteção espiritual, as razões dos nossos desacertos; mas, se agimos honestamente, descobrimos que somos os verdadeiros responsáveis por eles.

Estamos ainda distantes da perfeição, com muitos defeitos a vencer; por isso, constantemente sofremos as influências das forças espirituais do mal, e, em razão disso, nossos desacertos são numerosos.

O que fazer para reverter a situação?

Ensinam-nos os Espíritos que somente ficaremos livres das más influências dos Espíritos imperfeitos (e naturalmente dos homens de más tendências), quando eliminarmos as imperfeições. Enquanto não conseguirmos atingir essa meta, os Espíritos recomendam-nos alguns recursos, de indiscutível eficácia: vigilância constante, com a sublimação dos pensamentos, sentimentos, linguagem e atos; oração diária e em todos os momentos em que percebermos as más influências; leitura edificante (O Evangelho segundo o Espiritismo, por exemplo) todas as vezes em que detectarmos sugestões negativas; recolhimento e meditação; cultivo da paz e serenidade; combate às imperfeições.

Podemos pedir a assistência dos bons Espíritos, que atendem prontamente aos nossos pedidos, nos amparam e inspiram bons pensamentos. Além disso, nos auxiliam nos esforços que fizermos para combater as imperfeições e as más tendências. 

Com certeza, obteremos bons resultados se soubermos aproveitar essa ajuda espiritual para controlar os impulsos inferiores e evitar as sugestões negativas dos que querem nos converter em instrumentos vivos do mal. 

Com esforço próprio e perseverança, pouco a pouco, poderemos nos aperfeiçoar moralmente, libertando-nos das influências das forças espirituais do mal.

Com humildade e sintonia constante com os bons Espíritos, seguramente conseguiremos alçar vôos mais altos na conquista da Espiritualidade.

______________________________________________

Fonte: Revista O Reformador/Dez. 2007



segunda-feira, 20 de setembro de 2021

QUE OS GUIAS ME GUIEM E TE GUIEM E QUE SAIBAMOS AGRADECER!

 A pessoa quando decide frequentar um terreiro, se tornar um médium e frequentar ela geralmente chega por algum motivo de vida, seja estar sofrendo por amor, estar com a saúde debilitada, estar desempregado e ela passa a pedir mudanças e orientação aos Orixás, oráculos, guias e mentores espirituais, exús, pomba giras etc...

Nesse momento os guias vão e dão algumas orientações, mudanças, reformas, positivismo, banhos e etc.

Passa um tempo o médium (aquele que chegou à casa espírita debilitado, precisando de ajuda) arrumou o emprego, equilibrou a vida e podendo aproveitar a possibilidade das coisas se acalmarem e se dedicar mais ao maior crescimento e evolução próprio, ele vai e se acomoda.

Aí quando querem alguma coisa, retornam ao terreiro, trazem flores, velas, os agrados para as entidades e guias de uma forma geral.

Passa-se o tempo e ele novamente conseguiu o que queria…

Passam-se meses até o altar ver uma florzinha dele novamente.

Mas é claro, até ele ter a próxima dor de barriga.

Infelizmente muitos médiuns agem assim, tudo é BARGANHA, TUDO É INTERESSE, TUDO É INGRATIDÃO.

Muitos filhos quando entram em uma ilê axé, terreiros, muitas vezes chegam sem nada, moradia, sem trabalho, sem harmonia na família, ai os orixás e guias chegam e vão orientando, encaminhando, e a pessoa com as mudanças de condutas, até mesmo de más companhias muitas vezes que só levam para mau caminho, vai crescendo, vai se reformando espiritualmente e moralmente se tornando pessoas melhores.

Mas um dia esse filho de santo SAI DA CASA, por culpa e arrogância dele mesmo. Ou por simplesmente não querer ter uma conduta correta digna uma pessoa espiritualizada, por não ter a humildade, e a dignidade da redenção, da correção de suas falhas.

Pois acaba se esquecendo, das vezes que se ajoelhou diante do preto velho e da preta velha pedindo conselhos.

Das ervas dos caboclos que muitas vezes lhe tirou a dor do corpo e a dor da alma.

Da prosperidade, do trabalho, do alimento que foram abençoados por Oxóssi.

Das águas de Iemanjá que muitas vezes apagaram a força da demanda e o fogo da feitiçaria.

Da palavra direta e sincera do Exú e da Pomba Gira que apontou seus erros e a correção a ser seguida, que o livrou dos perigos dos caminhos da vida. Enfim, que o protegeu.

Da justiça do meu Pai Xangô que sempre o favoreceu.

Da espada de Ogum que sempre esteve de prontidão nos piores momentos.

Esse médium se esqueceu de tudo que ele teve e conquistou graças as boas orientações.

Ele se esqueceu do juramento que fez, perante seus Orixás e o orixá daquele Egbė.

Ele vira as costas, para seus amigos espirituais que tanto lhe ajudaram, e eles respeitam suas escolhas e seu livre arbítrio. Eles se afastam, nada cobrando. Escolhas e suas consequências. Quem tem ouvidos que ouçam.  A parte deles, eles fizeram, não podem tirar as pedras do caminho sempre. Lições devem ser aprendidas, por isso estamos aqui.

Sai do terreiro e bate no peito dizendo, NUNCA MAIS PISO AI, pois é...

NUNCA É TEMPO DEMAIS.

Vou aproveitar minha vida, tomar minha cerveja, gastar dinheiro com coisas de terreiro? Nunca mais, sem preceitos, sem resguardos, sem correção, quero voar como um pássaro, QUERO MAIS É VIVER, desdenhando a caridade que um dia teve.

Até levar a primeira estilingada das voltas do mundo, que é redondinho. 

Ele na sua arrogância ele pensa que conseguiu tudo sozinho, até o momento que  ele se enroscar nas linhas do destino, e começar a tropeçar.

Primeiro ele começa a pensar, é MACUMBA DO MEU DIRIGENTE.

NÃO, na sua maioria é apenas COLHEITA.

Sempre é muito fácil culpar os outros das nossas atitudes, das nossas mentiras, dissimulações e mal caratismo, falta de seriedade, honestidade e compromisso.

Diamante, muitos querem ser, mas poucos são. Muitos, pelo orgulho, nunca deixarão de serem carvão.

Mas quando a FORÇA DE PEMBA BATE, A COBRANÇA VEM!!!

Nesse momento MUITA FALTA ELE SENTIRÁ, A SAUDADE RASGARÁ O SEU CORAÇÃO, porque alguns amigos só ficam quando a mesa está cheia, porque quando está vazia, fogem. Amigos verdadeiros são muito poucos.

CHEGA A FASE DO ARREPENDIMENTO.

Porque o ingrato ele esquece o que se fazem por ele, mas alguns sentimentos não se esquecem. CONSCIÊNCIA.

Filho de pemba se enverga, pede MALEME (perdão), se ajoelha, diante daquele mesmo guia, que um dia ele desfez, AQUELA MESMA CASA QUE UM DIA ELE DISSE BATENDO NO PEITO, QUE NÃO PISARIA, ele procura, ele recorre, ele retorna.

E aquele guia na sua paciência, e misericórdia, só pergunta:

"FILHO APRENDEU A LIÇÃO?"  e com sua vaidade no chão em frangalhos, diz: "SIM!!!"

A VIDA ENSINA. E o AMOR DESSES GUIAS É INCONDICIONAL.

Nunca vire as costas para quem lhe deu de comer, esse comer vai além do alimento físico, material,  é de sabedoria, não cuspa no prato, porque ele pode ser lavado e te servir novamente e nesse momento meu  filho, minha filha, você saberá que ESPIRITUALIDADE, VAI MUITO ALÉM, DO QUE PENSAS.

INGRATIDÃO e ORGULHO são as  mazelas da alma, são sentimentos que diminuem os seres que o possuem.

ORAI E SE VIGIAI, para que as lições sejam aprendidas.




CULTURARTEEN 237 - setembro de 2021

 CULTURARTEEN 237 - setembro de 2021


- DEPRESSÃO, ANSIEDADE, ANGÚSTIA. Setembro Amarelo ressalta importância da valorização da vida. Conheça os graves danos da Depressão Sorridente!
- A História da fazenda Itaocaia
- Mulher, um Universo inteiro habita em você
- Mergulho em você mesmo
- O que é solidão?
- Wanessa Esquerdo, que sofreu forte depressão (a depressão sorridente) e está superando o grave problema, retorna com o Tempero do Forró e é escolhida a Musa Sênior do Estado de Minas Gerais 2021
- Ansiedade dói e mata
- Cuidado com a vaidade!
- Os 5 tipos de violência que você está sujeita a sofrer! Não permita!
- Não seja de vidro (cuidado com palavras, atitudes e melindres)
- Veiga de Almeida, LaSalle e UERJ em Maricá já em 2022
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DO COVID 19 E ENQUANTO DURAREM AS DETERMINAÇÕES DA PREFEITURA DE MARICÁ NA PREVENÇÃO DA PANDEMIA.
Informativo Culturarteen, edição de setembro de 2021, já circulando na versão on line e na revista eletrônica.











terça-feira, 14 de setembro de 2021

A última mensagem de Zélio de Moraes o "Chico Xavier" da Umbanda.

A última mensagem de Zélio é de 1973, e foi transmitida através de Ronaldo Antônio Linares pela Rádio Cacique de São Caetano do Sul. 

Dizia a mensagem:

“O dinheiro estraga os homens e as mulheres. A vocês Umbandistas sinceros, eu desejo muitas felicidades.

Que Jesus irradie as vossas casas e os vossos corações. Que Jesus permita que as falanges do bem, que assistem a Umbanda de humildade, amor e caridade pura, a Umbanda criada pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, que é uma corrente poderosa, possa levar a cada lar uma centelha de luz, retirando de vossas casas os Espíritos que estejam nas trevas, para que todos os enfermos sejam curados. 

Desejo a vocês , paz, saúde e felicidade. Salve a nossa Umbanda de humildade, amor e caridade”.

Ao terminar sua missão entre nós, Zélio desencarnou em 03 de Outubro de 1975, aos 84 anos; destes contava 67 anos dedicados às atividades mediúnicas ininterruptas, pois até quase às vésperas de seu desencarne, continuava atendendo aos necessitados, realizando curas, dando provas constantes de sua clarividência.

Enfermo, deixara o sítio de Boca do Mato e permanecia na Casa das Neves, em tratamento. 

No dia 30 de setembro, dizia ele ao genro, Dr. Júlio de Oliveira Castro, que o visitava diariamente:

- Só mais três dias e estarei bom.

Realmente, três dias depois Zélio passava à vida espiritual.

Durante toda vida lutou por uma Umbanda pura, simples, honesta, não corrompida pelo dinheiro, com médiuns  “dando de graça o que de graça estavam recebendo de Deus”. 

Zélio Fernandino de Moraes dedicou 67 anos ininterruptos, ilibados, de sua vida à Umbanda, tendo retornado ao plano espiritual em 03 de outubro de 1975, com a certeza da missão cumprida.



segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Na visão do Espiritismo, o que significa acordar às 3 da manhã


O horário das 3 horas da manhã pode causar pânico em algumas pessoas, devido a uma história por traz dele. Existe todo um misticismo por traz deste horário que faz com que algumas pessoas fiquem com medo de acordar nele. Inclusive, em muitos filmes de terror este horário é abordado como sendo associado ao diabo, o que faz com que mais pessoas temam acordar nesta hora.

Ao longo do sono, o corpo humano passa por vários processos, inclusive de economia de energia, para que seja feita uma espécie de manutenção no corpo. Além disso, também passamos por todo um processo em relação a nossas atividades cerebrais, que estão se organizando quanto às memórias que guardamos.

Diante disso, o Espiritismo pode explicar um pouco a respeito deste medo que temos de acordar neste horário por ser associado a coisas negativas e que podem causar este receio. Ao longo do sono, nosso espírito permanece em atividade.

E diante do desdobramento de nossa consciência que acontece neste período, somos levados a outros luares e contamos com várias comunicações espirituais distintas.  Também neste meio tempo pode ocorrer o acesso ao inconsciente, que fará com que sejam trazidas algumas questões que estão somente em nosso interior, para que possamos refletir a respeito delas neste momento.


Desta forma, ao acordar neste horário de 3 horas da madrugada, não é necessário ter medo. Isso pois este horário não está ligado com nenhuma questão mística de acordo com o Espiritismo. É possível no entanto que tenha algum tipo de ligação com os estresses diários que passamos em nossa vida, e por isso, passamos por um período conturbado de nosso sono onde precisamos lidar com estas questões que aconteceram ao longo de nossos dias.

Quando isso acontecer, independente do horário que seja, busque fazer uma oração no momento, e peça por uma noite de sono mais tranquila. A espiritualidade será sua aliada para que você ase acalme diante destas sensações ruins que podem ser trazidas neste momento em que não compreendemos muito bem como lidar com  as coisas.

Antes de dormir, busque se desligar de tudo que pode lhe fazer mal, é a hora que você precisa encontrar paz para sua cabeça e corpo para que estes descansem totalmente sem interferências. Uma boa forma de fazer isso é evitando aparelhos como celular e televisão neste momento, que podem influenciar na qualidade do sono.

Além disso, claridade e sons podem influenciar negativamente neste momento que deverá ser de paz para que o sono não passe por períodos conturbados fazendo com que você fique acordado em horários como este. Evite também pensar em situações que aconteceram no seu dia, para que estas preocupações não fiquem consumindo o seu dia tirem sua paz. É preciso que você encontra uma forma de deitar na cama de forma calma e tranquila para conseguir um sono profundo e que fará com que você descanse de fato.




MAGIA E FEITIÇARIA À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA


 O querido Codificador da Doutrina Consoladora de Jesus, Allan Kardec, em A Gênese, ensina: “O mal é ausência do bem, como o frio é falta de calor. Onde o bem não existe, forçosamente existe o mal” (Cap. III: O Bem e o Mal).

Em uma reunião mediúnica, um Benfeitor Espiritual disse o seguinte: – “Mesmo que estejamos em um ambiente inteiramente escuro, se acendermos um pequenino fósforo, a obscuridade se dissipa”. Então, concluiu o amorável Guia: – “Trevas correspondem à falta de luz e basta uma pequenina chama luminosa para afastar a escuridão que nos assedia”.

Esse pequeno introito é importante para ressaltar que o mal só impera onde não há o bem, transitando o ser nas veredas da ignorância. O Evangelho instrui que cada pessoa receberá por suas obras, achando-se merecedor das vibrações negativas que lhe atormentam. Se o indivíduo está sintonizado em uma vibração elevada não será atingido pelos pensamentos malfazejos dos malsinados feiticeiros encarnados ou do Além, conforme apontou o querido Mestre: “Orai e vigiai para não cairdes em tentação”.

Assim fazendo, a defesa vibratória se fortalecerá contra as investidas do mal. Contudo, as forças trevosas podem contra-atacar, agindo indiretamente, isto é, investindo contra um parente ou amigo mais próximo daquele que possui imunidade contra o mal.

Exatamente o que aconteceu com o coroável e excelso Benfeitor Espiritual, Bezerra de Menezes, cognominado de “Médico dos Pobres”, conforme consta na sua obra A Loucura Sob Novo Prisma (edição FEB), escrito quando ainda encarnado. Um dos filhos de Bezerra, precisamente o que estudava medicina, foi acometido de uma tenaz obsessão, chegando a ser diagnosticado, de início, doença mental de grande expressão.

Em uma reunião de desobsessão, o Espírito não esclarecido dirigiu-se a Bezerra, declarando-lhe: – “Não posso fazer-te o que a ele faço, porque és mais adiantado; mas castigo-te indiretamente na pessoa do teu filho amado…”. Portanto, o Espírito maléfico não podendo entrar em sintonia vibratória com Bezerra para prejudicá-lo, agiu de forma insinuosa sobre um ser mais fraco, sabendo que iria causar sofrimento no pai.

A aflição vivenciada pelo filho foi importante para sua reeducação espiritual. Ele necessitava receber a lição necessária para o seu despertamento evolutivo. Colhe-se o que se planta. Por ter infringido as Leis de Deus, em transata experimentação física, passou pela expiação indispensável ao seu crescimento espiritual.

Quem se torna Receptivo aos Ataques desferidos pelos Feiticeiros do Além?

Importante ressaltar que, na questão 474 de “OLE” (O Livro dos Espíritos), é alertado que “a dominação espiritual inferior não se efetua nunca sem que aquele que a sofre o consinta, quer por sua fraqueza, quer por desejá-la”. Ao mesmo tempo, enfatiza a respeito de muitos casos de doença mental e de epilepsia não terem etiologia obsessiva. Realmente, nem todo distúrbio psíquico é causado pela ação espiritual; contudo, os quadros mentais são muito agravados pelo processo obsessivo.

Importante frisar que muitas são as criaturas terrenas que sofrem o assédio de maus espíritos, os quais são, infelizmente, evocados para a empreitada maléfica por pessoas adversárias. Uma ação perniciosa para prejudicar o próximo, iniciada por indivíduo perverso, buscando ajuda espiritual inferior, estando os dois em simbiose tenebrosa, em conluio regido pelas sombras. Se a Justiça Divina que é regida na própria consciência de cada um foi transgredida, o réu torna-se suscetível ao assédio espiritual trevoso.

A questão 549 de “OLE” versa a respeito da existência da “magia negra”, dizendo que “uma natureza má simpatiza com Espíritos maus. Por exemplo: queres atormentar o teu vizinho e não sabes como fazê-lo; chamas então os Espíritos inferiores que, como tu, só querem o mal; e para te ajudar querem também que os sirva com seus maus desígnios.

Mas disso não se segue que o teu vizinho não possa se livrar deles, por uma conjuração contrária ou pela sua própria vontade. Aquele que deseja cometer uma ação má, pelo simples fato de o querer chama em seu auxílio os maus Espíritos, ficando obrigado a servi-los como eles o auxiliam, pois eles também necessitam dele para o mal que desejam fazer. É somente nisso que constitui o pacto”.

Bem enfatizado pelos Instrutores Espirituais que somente sofrem o assédio inferior os que estão suscetíveis, exatamente os que estão sintonizados com os agentes perniciosos. O sofrimento sentido, sem rebeldia, com resignação, se constituirá em mais um impulso, mais um empurrão, no sentido de ser galgado um degrau acima, diante da evolução.

Felizmente, tudo está sob controle divino. Apenas padece pelo cerco espiritual não esclarecido o ser comprometido com a desarmonia vibratória dentro de si, em desacordo com a Lei. Seria injusto que um indivíduo, sem a obrigatoriedade de sofrer os mecanismos da prova e da expiação, seja atingido pelos dardos da obsessão.

A Harmonia Divina paira por todo o micro e macrocosmo; portanto, o indivíduo em sintonia com a essência divina (“O Reino de Deus”) dentro de si, não sofrerá qualquer assédio trevoso, por não haver receptividade com a vibração emanada de uma fonte inferior. Logo, em não havendo acolhida, não haverá lesão. Os que não estão suscetíveis ao mal, são amparados naturalmente pela Justiça Divina.

Nos casos de comprometimento espiritual, buscando a dissintonia do processo pernicioso, a ação benfazeja dar-se-á através de uma conjuração contrária àquela que foi usada na magia negra, utilizando-se do processo esclarecedor da desobsessão , nos arraiais espíritas e nos trabalhos feitos ou desmanches, nos terreiros de Umbanda.

Corroborando a presença divina, amparando os Espíritos já trilhando o caminho luarizado, a questão 551 de “OLE” é bem contundente e deve ser examinada dentro de todo o contexto de “OLE”, nunca de forma isolada. Allan Kardec pergunta se alguém poderia fazer mal ao seu próximo, com auxílio de um Espírito mau que lhe fosse devotado. A resposta é bem consoladora e justa: – “Não, Deus não o permitiria”.

Os Benfeitores Espirituais da Codificação, na Q. 557 de “OLE”, fornecem a seguir uma informação bem esclarecedora, assinalando em que oportunidade não há consentimento por parte da Divindade do assédio espiritual inferior: – “Deus não escuta a maldição injusta e culpado perante ele se torna o que a profere”.

Portanto, não há contradição, a Questão 551 deve ser entendida que o Pai Amado, Criador de todas as coisas, somente não tolera a chamada maldição justa, isto é, quando o ser merece passar pelo mal da obsessão. Ainda na resposta da Q. 557 de “OLE”, diz a Espiritualidade Superior: “Jamais a bênção e a maldição podem desviar da senda da justiça a Providência, que nunca fere o maldito, senão quando mau, e cuja proteção não acoberta senão aquele que a merece”.

Se tudo fosse permitido aos seres trevosos do Além, as reuniões familiares, as competições esportivas, o aprendizado escolar, as atividades do trabalho, a prática religiosa; enfim, a vida em plenitude do ser humano estaria comprometida pela obsessão e ninguém poderia se manter em paz, em concórdia, em harmonia.

Para quem é fraterno com o semelhante, possui uma conduta reta, estando situado em posição espiritual positiva, vivencia o Evangelho de Jesus e está quite com a Lei Divina, o assédio espiritual inferior não se estabelece, devido a uma imunidade natural que reflete proteção e se irradia do ser. Consequentemente, pode-se afirmar que Deus, realmente, protege esse indivíduo e não permite que o mal se estabeleça. Nada pode fazer o Espírito maléfico naquilo que o Criador não concede. Somente os que infringem as Leis Divinas se tornam receptivos aos ataques desferidos pelos sombrios magos ou feiticeiros do Além.

Muito importante o ensinamento da questão 552 de “OLE”, quando o excelso mestre da Codificação Espírita aborda os Instrutores da Dimensão Extrafísica, assim perguntando: – “Que se deve pensar da crença no poder que certas pessoas teriam de enfeitiçar? ”Na resposta, a Espiritualidade afirma: – “Algumas pessoas dispõem de grande força magnética, de que podem fazer mau uso”. Portanto, é necessário, na produção da magia, o uso vigoroso da força mental, fixando-a com firmeza naquilo que se deseja alcançar.

_____________________________________________


Correio Espírita - Américo Domingos Nunes Filho. 



sábado, 11 de setembro de 2021

SOBRE A COLÔNIA ESPIRITUAL RANCHO ALEGRE (só para animais)

TODOS OS ANIMAIS TEM ALMAS 

 


“Bem do ladinho do céu há um lugar chamado Rancho Alegre, uma das colônias espirituais para onde vão os animais quando desencarnam. 

Lá existem riachos e colinas para que todos os nossos amigos possam correr e brincar juntos. 

Tem muita comida, água e sol, e nossos amigos estão quentinhos e confortáveis.

Todos os animais que estavam velhos e doentes voltaram a ter vigor e saúde; aqueles que estavam machucados ou aleijados estão inteiros e fortes novamente, exatamente como em nossas lembranças dos tempos que já se foram. 

Os animais estão felizes e contentes, não sofrem como nós pela dor da perda ou ausência de alguém muito especial, que teve que ficar para trás. 

(...) Muito mais do que supomos, os animais são assistidos em seu desencarne por espíritos que os recebem no plano espiritual e cuidam deles. 

(...) Estão bem vivos no plano espiritual, e, muitas vezes, sentem saudades de seus donos e surgem no ambiente onde viveram antes. 

Os animais também reencarnam e, no geral, retornam várias vezes ao mesmo lar, enquanto houver aprendizado para todos. A reencarnação favorece o reencontro afetivo entre animais e homens para continuarem juntos o aprendizado de amor.” .


*O artigo foi baseado nas obras do escritor Marcel Benedeti: “Histórias animais que as pessoas contam”; “A espiritualidade dos animais”; “Todos os animais são nossos irmãos”; “Animais no mundo espiritual”; “Todos os animais merecem o céu”.




CHICO XAVIER INFORMOU COMO PARTIRIA DESTA VIDA

 


Partirei desta vida sem um níquel sequer... 

Tudo o que veio a mim, em matéria de dinheiro, simplesmente, passou por minhas mãos. 

Graças a Deus, a minha aposentadoria dá para os meus remédios... 

Roupas?! Os amigos, quando acham que eu estou malvestido, me doam... 

Sapatos, eu custo a gastar um par... 

Em casa, a nossa comida é simples... 

Não tenho conta bancária, talão de cheques, nenhuma propriedade em meu nome, a não ser esta casa que eu já passei em cartório para outros, tenho apenas o usufruto... 

Nunca tive carros, nem mesmo uma carroça... 

De modo que, neste sentido, nada vai me pesar na consciência. 

Fiz o que pude pelos meus familiares, se não fiz mais, é porque mais eu não podia fazer... 

Nunca contei o dinheiro que trazia no bolso, mesmo aquele que alguns amigos generosos colocavam no meu paletó...






quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Minha irmã de sangue e minha irmã em Cristo: o amor começa pelo respeito das escolhas!

QUE ESTE BREVE RELATO SIRVA DE EXEMPLO PARA A HUMANIDADE


"O amor começa pelo respeito de escolhas e sim ela é evangélica e eu filha de Santo.

Somos irmãs de sangue e passamos conhecimentos e experiência uma para outra.

Ela já conheceu meu chão, meu terreiro e eu já conheci sua igreja sem julgamentos e ignorância, apenas admirando e apoiando a caminhada uma da outra.

Ela não me demoniza nem me repreende em nome de Jesus, ela não acredita que só a palavra de Deus salva e nem eu que só os Orixás salvam.

Acreditamos que o amor, o respeito, a compreensão nos salvam de ser um alguém desprezível. 

Eu recebo suas bênçãos e ela o meu Axé.

A paz do Senhor e Axé à todos. 




domingo, 5 de setembro de 2021

CUIDE DE VOCÊ, DO SEU ESPÍRITO E SE PREPARE PARA ENCONTRÁ-LO


 QUANDO VOCÊ MORRER, NÃO SE PREOCUPE

Não se preocupe com o seu corpo porque os seus parentes, cuidarão do que for necessário.

Eles:

Vão tirar suas roupas.

Vão te lavar.

Vão te vestir.Vão te tirar da sua casa.

Vão te levar para a sua nova morada...

Muitos virão se "despedir" de você no seu funeral.

Alguns cancelarão seus compromissos e até faltarão ao trabalho e compromissos por causa do seu enterro. 

Embora a maioria deles nunca o tenha feito enquanto estavas em vida.

🔷 Seus pertences, até aqueles, que você não gostava nem de emprestar, serão queimados, jogados fora sem a menor cerimônia. Alguns de um pouco mais  valor, alguém até  irá ficar com eles ou talvez doá-los.

🔷 Suas chaves

🔷 Seus livros

🔷 Seus CDS

🔷 Suas malas

🔷 Seus sapatos

🔷 Suas roupas...

 - Se sua família for inteligente e solidária os doarão em caridade para que possam obter para alguém algum benefício.

 E tenha certeza: 

O Mundo não vai parar para chorar por ti.

🔹 A economia vai continuar.

🔹Em seu trabalho, serás substituído(a) outra pessoa com as mesmas capacidades que assumirá seu lugar.

🔹Seus " Bens"  irão para seus herdeiros.

Considerando que você continuará a ser:  Citado, julgado, questionado...  sobre todas as pequenas e grandes ações em vida.

Haverá 3 tipos de "LUTO" sobre ti:

- As pessoas que te conheciam apenas pelo valor da face dirão : 

"Pobre Homem! / Mulher!"

Seus amigos vão chorar por dias,  ou no máximo horas, mas depois retornarão ao riso.

 Aqueles "amigos" que te encorajavam a pecar vão esquecer de ti mais rápido.

Seus animais serão doados, se apegarão ao novo dono, e aos poucos sua lembrança será apagada.

Suas fotos:

"por algum tempo" ficarão penduradas numa parede, ou sobre algum móvel.

Mas logo serão guardadas/esquecidas, em caixas, ou no fundo de uma gaveta.

Seu sofá, mesa, ou cadeira preferidos, certamente serão doadas. 

Ou... Queimadas.

A dor "profunda" na sua casa durará uma semana, duas, um mês, dois...

E depois disso sua família vai te adicionar apenas às memórias deles.

E então, sua história aqui, terminou...

Terminou para este mundo, entre as pessoas.

Mas a sua história com a sua nova realidade, começa. 

E essa realidade, é a vida (após a morte)

E estas coisas ficarão para trás:

🔷 Corpo 

🔷 Beleza

🔷 Aparência 

🔷 Sobrenome 

🔷 Conforto 

🔷 Crédito 

🔷 Status 

🔷 Posição 

🔷 Conta bancária 

🔷 Casa

🔷 Carro

🔷 Profissão 

🔷 Carreira

🔷 Títulos 

🔷 Diplomas

🔷 Medalhas 

🔷 Troféus 

🔷 Amigos

🔷 Lugares

🔷 Cônjuge

🔷 Família...

E lá, do outro lado, nenhuma destas  coisas lhe fará falta ou terá valor algum, de nada, lhe servirá.

Por isto, guarde o seu coração

Cuide:

> Do seu Espírito.

> Da sua vida com Deus.

> Da sua alma.

É ela, que sofre e sente dores.

> preserve em si a essência Dele.

> Faça o bem.

> Perdoe.

> Seja justo.

> Busque-O.

> Siga-O.

> Ore, fale com Ele.

> Aprenda sobre Ele.

> Pratique o que Ele ensinou.

> E afaste-se de qualquer ato que desagrade a Ele, ao nosso Senhor 

(JESUS CRISTO).

Breve Ele virá (embora eu particularmente conteste isso, pois para mim, Ele nunca foi e como é consagrado na Bíblia, ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS)

E tudo aqui para trás ficará.




O AMOR... por Léon Denis


O amor é a celeste atração das almas e dos mundos, a potência divina que liga os Universos, os governa e fecunda; o amor é o olhar de Deus! 

Não se designe com tal nome a ardente paixão que atiça os desejos carnais. Esta não passa de uma imagem, de um grosseiro simulacro do amor. 

O amor é o sentimento superior em que se fundem e se harmonizam todas as qualidades do coração; é o coroamento das virtudes humanas, da doçura, da caridade, da bondade; é a manifestação na alma de uma força que nos eleva acima da matéria, até alturas divinas, unindo todos os seres e despertando em nós felicidades íntimas que se afastam extraordinariamente de todas as volúpias terrestres.

Léon Denis




quinta-feira, 2 de setembro de 2021

PASTOR CLEDERMILSON E A IGREJA INSENSÍVEL

 


Encontrei a mulher por acaso, justamente no momento em que ela era literalmente colocada para fora do culto por estar usando sem conhecimento de causa, uma camiseta do Raul Seixas.

Me lembrei na mesma hora de um meme famoso na internet da evangélica indo para o culto com uma linda saia repleta de folhinhas da maconha...

Até senti vontade de rir, mas a desolação e vergonha que a mulher parecia sentir era tanta, que naquele momento instintivamente só pude tentar lhe consolar diante de tamanha insensibilidade dos envolvidos.

Perguntei o que tinha acontecido e ela me contou no alto de sua humildade que havia ganhado a camiseta em uma doação e como tinha achado muito bonita resolveu colocar para ir para igreja mas não sabia que aquele homem barbudo que a estampava, era um demônio...

- Como assim demônio? lhe perguntei.

Ela respondeu:

-Sim, o "pastor Cledermilson"  me disse que esse homem foi um cantor famoso que fez um pacto com o Diabo enquanto esteve vivo.

Por isso me fez sair da igreja, disse que se eu quisesse voltar teria que trocar a camiseta.

Pensei em lhe perguntar se lá mesmo eles não teriam uma para lhe dar ou emprestar mas me lembrei na hora que nessas igrejas eles só conhecem os verbos pedir e ganhar.

Enfim.

Perguntei o que ela ia fazer e ela me disse que iria pegar uma condução, voltar até a casa dela no bairro vizinho, trocar de camiseta e voltar para o culto.

Achei aquilo revoltante mas me apiedei daquela senhora e lhe ofereci uma carona.

Ela sorriu em meio à aquela tristeza momentânea que lhe consumia e aceitou.

No caminho fomos conversando e coloquei a música "Tente outra Vez" para ela ouvir.

Ela imediatamente constatou que um "demônio" jamais faria tamanha homenagem a Deus.

Me perguntou:

- Mas ele acreditava em Deus ?

Eu lhe respondi que não sabia, mas que o fato de acreditar ou não em Deus não tornava as pessoas boas ou ruins...

Dei como exemplo minha própria crença.

Expliquei a ela que eu acreditava em Deus mas que meu Deus era tão gigante que jamais caberia em alguma igreja.

Falei para ela sobre minha visão em relação à comercialização e principalmente exploração usando o nome de Deus.

Ela se interessou e me pediu para colocar outra música do Raul.

Coloquei Gita e ela se encantou.

Como o percurso era rápido chegamos em sua casa em minutos e para minha surpresa e alegria, ela disse que não voltaria mais para a igreja do tal "Cledermilson".

Disse ainda que tinha simpatizado com Raul Seixas e que além de manter a camiseta em seu guarda roupa, iria se aprofundar mais em sua obra.

Ela ainda me agradeceu com sinceridade pela conversa elucidante que havíamos tido.

Aleluia.

Me despedi dela feliz pelo desfecho do caso, mas confesso que estou rezando pra que ela em seus aprofundamentos Raulseixisticos demore para se deparar com a música Rock do Diabo...

(Alanderson Hudson)