“Trajados de branco, apresentavam-se, caminhando pelas ruas lamacentas do Vale dos Suicidas, de um a um, em coluna rigorosamente disciplinada. Enquanto, olhando-os atentamente, distinguiríamos, à altura do peito de todos, pequena cruz de cor azul-celeste, o que parecia ser um emblema, um distintivo onde se lia... "LEGIÃO DOS SERVOS DE MARIA".
Esta frase é do livro "MEMÓRIAS DE UM SUICIDA", que conta a história de Camilo Castelo Branco, considerado um dos maiores nomes da literatura portuguesa de todos os tempos, nos dá, o primeiro relato sobre a Legião dos Servos de Maria; Um extenso grupo de Espíritos a serviço da Mãe de Jesus, que resgatam os miseráveis sofredores do Vale dos Suicidas.
Temos nesta grandiosa Obra, o emocionante relato da chegada da Caravana, com seus comboios luminosos, puxados por lindos pares de cavalos brancos e precedidos por pelotão de Lanceiros, que lembravam guerreiros egípcios da antiguidade, com o oficial comandante segurando uma flâmula azul-celeste onde também se lia "LEGIÃO DOS SERVOS DE MARIA"
O retrato de Maria de Nazaré
Chico Xavier, no final da reunião pública do Grupo Espírita da Prece, em Uberaba, na noite de 1º de dezembro de 1984, feita para homenagear o Dia das Mães deste mesmo ano, recebe do Espírito de Emmanuel, o retrato falado de Maria de Nazaré.
O fotógrafo paulista, Vicente Avela, de São Paulo foi o responsável por executar o trabalho, que foi sendo realizado aos poucos, em mais de vinte contatos com o médium mineiro, na Capital paulista.
Em entrevista, Chico frisa que a fisionomia de Maria, assim retratada, revela tal qual Ela é conhecida, quando de Suas visitas às esféras espirituais mais próximas da Crosta Terrestre.
Maria é um Espírito de elevada hierarquia espiritual, que teve uma grande e belíssima missão na Terra, e não só a de ser a Mãe do Mestre mas, a Mãe de todos nós, que vela por todos e intercede diretamente a Jesus.
É um espírito que realiza enormes trabalhos na espiritualidade em prol do Planeta e dos espíritos sofredores. Maria é a sublime acolhedora dos espíritos suicídas, tarefa dada por Seu Filho, porque somente o Amor Materno é capaz o suficiente para eleva-los para Deus.
Jesus é o Espírito que governa nosso Planeta. Ele quem toma as decisões gerais, digamos assim mas, Maria possui um nível tão elevado, que tem autorização para interferir perante Ele (como nossas mães fazem conosco, nos aconselhando e intervindo em nossas decisões, dando seu melhor conselho).
No Plano Espiritual, é Ela quem chefia o Hospital Maria de Nazaré, que recebe, exclusivamente. esses nossos irmãos que cometeram o suicídio. E como uma Mãe preocupada, Ela é a primeira a ampara-los!.
As preces a Maria
As petições feitas por todos na Terra e no Plano Espiritual, destinadas a Maria, elevam-se a Planos Superiores e lá são acolhidas pelos Emissários da Virgem de Nazaré, a fim de serem examinadas e atendidas, conforme o critério da Verdadeira sabedoria.
Sabemos que Maria dirige no Plano Espiritual, várias organizações de socorro aos necessitados, principalmente aos suicidas, atendidos em instituições espirituais como o Hospital Maria de Nazaré e a Colônia Mansão da Esperança (Colônia para onde são transferidos os suicidas, após a estadia no hospital, para aprendizados e trabalho).
Retrato falado de Maria de Nazaré - ditado pelo Espírito Emmanuel.