Gostaria de compartilhar com todos um singelo documento escrito por Zilméa de Moraes, filha de Zélio Fernandino de Moraes, endereçado aos jovens médiuns.
Sua fala olha para o futuro sem deixar de lado a essência dos ensinamentos deixados pelo Chefe (Caboclo das 7 Encruzilhadas) e por Pai Antônio.
Esperamos que suas palavras sirvam para que tenhamos uma Umbanda cada vez mais presente no coração de todos, com trabalhadores sempre prontos para a humilde prática da caridade.
MENSAGEM AOS JOVENS!
"O mais importante é que tenham pureza em seus corações, consciência das dificuldades que os esperam num caminho que sempre é árduo, no qual, muitas vezes, sua fé será testada.
Procurem ter sabedoria para se desviarem dos falsos mestres:
Aqueles que mistificam os ensinamentos da verdadeira Umbanda na busca de interesses escusos ou simplesmente por uma questão de vaidade, aqueles que oferecem conhecimento e sabedoria como coisas fáceis de serem conquistadas, como se houvessem atalhos para o crescimento pessoal e espiritual.
Lembrem-se que na Umbanda, assim como na vida, as coisas devem ser aprendidas num longo e muitas vezes penoso caminhar.
Tudo tem seu tempo e sua hora.
O sucesso rápido de hoje pode significar o fracasso de amanhã.
Para se construir algo que permaneça firme, principalmente se quisermos que continue a crescer, sempre necessitaremos de bases sólidas.
Quanto mais fortes melhor.
Devem ainda ter sempre em mente que a Umbanda foi, é, e sempre será baseada na simplicidade, na humildade e na caridade.
Estes são os verdadeiros ensinamentos da Umbanda, dos quais vocês nunca deverão se afastar.
Usem seus corações como guias.
Façam suas orações pedindo aos seus mestres espirituais a orientação necessária nos momentos de dúvidas, sobre quais caminhos trilhar e como proceder diante das dificuldades e mesmo das facilidades que a vida nós dá, uma vez que o caminho mais fácil nem sempre será aquele que nos fará mais feliz.
Tenham fé em Deus, em Oxalá, em nossos guias e protetores espirituais.
Sejam humildes e caridosos, pois esta é própria razão de ser da Umbanda.
Que Deus os abençoe."
Zilméa de Moraes.