Como celebrar a Páscoa com foco na ressurreição de Jesus Cristo
Qual a origem da Páscoa? O que podemos fazer para comemorar esta data com o foco principal: A Ressurreição.
-
A Páscoa é uma ocasião muito especial. Muita gente pensa, principalmente as crianças, que esta data está somente ligada ao coelhinho da Páscoa e os ovos de chocolate; mas na verdade, o verdadeiro significado desta data tão importante e única é a ressurreição de Jesus Cristo, um fato que marcou o mundo e todas as gerações.
- A Páscoa é um dia de alegria e confraternização familiar, nesse dia as famílias podem se reunir e aprender mais sobre o verdadeiro simbolismo da Páscoa. Na antiguidade, a festa da Páscoa era festejada com representação na libertação do povo de Israel, que ficou em cativeiro sob domínio egípcio.
- A refeição pascal era realizada com ervas amargas, pães asmos e cordeiro assado. A família comia a refeição com muita rapidez, porque representava a perseguição dos egípcios sobre o povo. As ervas amargas representavam todo o sofrimento, fome e perdas que tiveram durante sua jornada de cativeiro à libertação, mas o ponto principal era o libertador do povo: Jesus Cristo.
1- E o que a Páscoa representa hoje em nossos dias?
-
Representa a ressurreição de Cristo, a vitória sobre a morte e a alegria da vida pós-mortalidade. Como as escrituras falam a vida não acaba com a morte, como diz em João 14:19: "Porque eu vivo, e vós vivereis". Todo o mundo cristão celebra com alegria esta data, que deve estar viva constantemente em nossos corações.
2- Que alimentos podemos preparar neste dia?
- Para celebrar a data de forma sagrada, qualquer alimento desde que feito com humildade e reunião da família. Algumas religiões não comem carne e somente peixe, outras fazem o pão ázimo sem fermento. Cabe a família saborear o que mais lhes agradar.
3- O que podemos fazer neste dia?
- Este é um dia inspirador para sentarmos em família. Para relembrarmos que Cristo vive podemos:
- Contar a história da ressurreição do Salvador do mundo.
- Se houver gravuras, pendurar num quadro ou na parede como fonte visual.
- Ler as escrituras.
- Acessar vídeos sobre a ressurreição.
- Cantar hinos.
- Conversar sobre a importância de sobrepujarmos as dificuldades com alegria e gratidão em nossos corações e com a promessa de um dia voltarmos a nossa original morada com o Senhor em seu Reino Celeste.
- Fazer uma ceia leve e agradável.
4- E por que ovos de Páscoa?
- O ovo na realidade foi um simbolismo criado por algumas culturas como representação de um novo nascimento ou um túmulo, onde ao abrir, há vida. Muitos países pintam ovos de galinha cozidos e tingem de várias cores.