Você pode até se perguntar: "Mas o que é ter um coração puro? Será que o meu coração tem muitas 'manchas'?"
Essas respostas só são encontradas quando comparamos nosso coração com o coração de Jesus.
O Mestre, veio a este mundo em um corpo humano, mas o seu coração era diferente do nosso. O coração de Jesus amava, se compadecia, ajudava com alegria e perdoava quantas vezes fosse necessário.
O preconceito, a mágoa, a mentira, a falsidade, a inveja e o ódio não habitavam no coração Dele, pois dentro Dele só havia amor que se transformava em palavras e ações.
Para termos um coração puro, precisamos ter um coração semelhante ao de Jesus. É claro que nunca conseguiremos ser perfeitos, pois ainda habitamos em um corpo carnal e cheio de falhas, mas devemos nos esforçar ao máximo, buscando melhorar sempre e não permitindo que as coisas ruins deste mundo tomem conta de nós. Para isso, devemos guardar a Palavra de Deus no nosso coração:
"Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos. Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti" (Salmos 119:10,11).
Quando os sentimentos de raiva, ódio, mágoa, inveja, vingança, insistirem em manchar o nosso coração, devemos seguir o exemplo de Davi, que foi aos pés do Senhor e clamou: "Cria em mim ó Deus um coração puro, e renova dentro de mim um espírito estável” (Salmos 51:10).