Deus, nosso Pai, CAMINHE pela minha casa e leve embora todas as minhas preocupações e doenças, e POR FAVOR, vigia e cura a minha família em nome de Jesus ... AMÉM

terça-feira, 28 de dezembro de 2021

QUEM É JESUS, O CRISTO?


 Você realmente sabe quem é Jesus, o Cristo? Você sabia que Ele já foi o governador espiritual do Planeta Terra, e hoje, como um dos grandes Mestres Ascencionados, está com outras responsabilidades?

Você, é claro, já ouviu e vive ouvindo que Jesus, em breve voltará. Mas fica aqui uma pergunta: Ele foi embora? Se foi, há uma grande contradição na Bíblia, onde Ele mesmo diz que quando dois ou mais se reunirem em Seu nome, Ele estará ali, presente. 

O Mestre nunca nos abandonou. Ele cuida de nós a cada minuto. Ele, filho do Pai Maior, do Deus Único (Deus de todos e de todas as religiões), nada deixa de saber e nada acontece sem que Ele tenha ciência. Mas por que imputar a Ele todas as responsabilidades principalmente sobre nossos dissabores e derrotas?

Você agradece pelas suas conquistas? E pelos seus problemas? Agradece também? Ele quer que façamos sempre nossos pedidos, nossas súplicas, mas Ele também quer que façamos nossa parte. Uma frase muito usada em alguns locais, imputa a Ele e ao nosso Pai Eterno, uma responsabilidade sobre nossas vitórias e derrotas: “ATÉ AQUI DEUS NOS AJUDOU!” Quer dizer que se tivermos algum problema, se passarmos por alguma dificuldade, é porque Ele não está mais nos ajudando?

Ledo engano meu irmão e minha irmã. É justamente nos problemas que Deus e o Mestre Jesus nos ajudam mais. Nada recebemos se não for pelo nosso merecimento. Nunca carregamos uma cruz mais pesada do que podemos aguentar. O Mestre e o Pai são justos. Nós é que somos impuros, imperfeitos, seres infantis e de pouco entendimento. Muito reclamamos, pouco fazemos, e quase nunca agradecemos pelas conquistas. Você agradece por ter acordado? Agradece por estar enxergando? Agradece por sua saúde? Agradece pela sua casa, pela sua família, pelo seu trabalho? Agradece pelas dores e pelos problemas? Pois então, façamos a nossa parte e o Mestre e o nosso Pai Universal que estão sempre presentes, verão o quanto somos gratos e o quanto estamos tentando melhorar e crescer espiritualmente.

Mas volto aqui na pergunta inicial: você sabe quem é Jesus, o Cristo?

Aproveitamos essa edição do Informativo Bezerra (um jornal universalista) para tentar elucidar algumas de suas muitas dúvidas e tentar aproximar você um pouco mais da verdadeira essência do Mestre Jesus. Aproveitamos para desejar à todos um Natal (nunca esquecendo do verdadeiro aniversariante) maravilhoso e que em 2018, você conquiste tudo aqui que seja do seu merecimento.


QUEM É JESUS, O CRISTO?

1, 2. (a) Por que saber que uma pessoa famosa existe não significa que você realmente a conhece? (b) Que confusão existe a respeito de Jesus?

HÁ MUITAS pessoas famosas no mundo. Algumas são bem conhecidas na comunidade, cidade ou país onde vivem. Outras são conhecidas no mundo inteiro. No entanto, apenas saber o nome de alguém famoso não significa que você realmente conhece a pessoa. Não significa que conhece detalhes sobre sua formação e o tipo de pessoa que ela realmente é.

2 Pessoas em todo o mundo já ouviram algo a respeito de Jesus Cristo, embora Ele tenha vivido na Terra há 2016 anos atrás. Mas muitos se sentem confusos quanto a quem realmente foi Jesus. Alguns dizem que Ele foi apenas um bom homem. Outros afirmam que não foi nada mais do que um profeta. Ainda outros acreditam que Jesus é Deus e deve ser adorado. Deve mesmo ser adorado?

3. Por que é importante conhecer a Deus e a Jesus Cristo?

3 É importante saber a verdade sobre Jesus. Por quê? Porque a Bíblia diz: “Isto significa vida eterna: que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo.” (João 17:3) De fato, conhecer realmente a Deus e a Jesus Cristo pode resultar em vida eterna numa Terra paradisíaca. (João 14:6) Além disso, Jesus  deu o melhor exemplo de como viver e tratar os outros. (João 13:34, 35)  Agora, vejamos o que a Bíblia realmente ensina a respeito de Jesus Cristo.    


O MESSIAS PROMETIDO

4. O que significam os títulos “Messias” e “Cristo”?

4 Muito antes de Jesus nascer, a Bíblia predisse a vinda daquele a quem Deus enviaria como Messias, ou Cristo. Ambos os títulos, “Messias” (de uma palavra hebraica) e “Cristo” (de uma palavra grega), significam “ungido”. Esse Prometido seria ungido, isto é, designado por Deus para um cargo especial. Em outros capítulos  deste livro teremos mais explicações sobre o importante papel do Messias no cumprimento das promessas de Deus. Consideraremos também as bênçãos que Jesus pode nos conceder já agora. Antes de Ele nascer, no entanto, muitos com certeza se perguntavam: ‘Quem será o Messias?’

5. Os discípulos de Jesus ficaram plenamente convencidos de que a respeito dele?

5 No primeiro século DC, os discípulos de Jesus de Nazaré estavam plenamente convencidos de que Ele era o predito Messias. (João 1:41) Um dos discípulos, chamado Simão Pedro, disse abertamente a Jesus: “O senhor é o Cristo.” (Mateus 16:16) Mas como aqueles discípulos podiam ter certeza — e como nós hoje podemos ter certeza — de que Jesus é mesmo o Messias prometido?

6. Ilustre como DEUS tem ajudado os fiéis a identificar o Messias.

6 Os profetas de Deus que viveram antes de Jesus deram muitos detalhes a respeito do Messias. Esses detalhes ajudariam outros a identificá-lo. Podemos ilustrar isso do seguinte modo: suponhamos que alguém lhe peça para buscar uma pessoa que você não conhece num terminal rodoviário, numa estação ferroviária ou num aeroporto bem movimentados. Não seria útil ter alguns detalhes a respeito dessa pessoa? Da mesma forma, por meio de profetas bíblicos, DEUS forneceu uma descrição um tanto detalhada do que o Messias faria e do que aconteceria com Ele. O cumprimento dessas muitas profecias ajudaria os fiéis a identificá-lo claramente.

7. Cite duas profecias que se cumpriram com relação a Jesus.

7 Veja apenas dois exemplos. Primeiro, com mais de 700 anos de antecedência, o profeta Miqueias predisse que o Prometido nasceria em Belém, uma pequena cidade na terra de Judá. (Miqueias 5:2) Onde Jesus nasceu? Como  era de esperar, nessa mesma cidade! (Mateus 2:1, 3-9) Segundo, com muitos séculos de antecedência, a profecia registrada em Daniel 9:25 indicou exatamente o ano em que o Messias apareceria — 29 EC. * O cumprimento dessas e de outras profecias prova que Jesus era o Messias prometido.

8, 9. Que prova de que Jesus era o Messias ficou evidente por ocasião de seu batismo?

8 Outra prova de que Jesus era o Messias ficou evidente perto do fim de 29 EC. Foi nesse ano que Jesus se dirigiu a João Batista para ser batizado no rio Jordão. DEUS havia prometido um sinal a João, de modo que ele pudesse identificar o Messias. João viu esse sinal por ocasião do batismo de Jesus. A Bíblia diz o que aconteceu: “Depois de ser batizado, Jesus saiu imediatamente da água, e naquele momento os céus se abriram, e Ele viu o espírito de Deus descer como pomba e vir sobre Ele. Também, uma voz vinda dos céus disse: ‘Este é meu Filho, o amado, a quem Eu aprovo.’” (Mateus 3:16, 17) Depois de ter visto e ouvido o que aconteceu, João não teve dúvida de que Jesus havia sido enviado por Deus. (João 1:32-34) No momento em que o espírito, ou força ativa, de Deus foi derramado sobre Jesus naquele dia, Ele tornou-se o Messias, ou Cristo, designado para ser Líder e Rei. — Isaías 55:4.

9 O cumprimento das profecias bíblicas e o testemunho do próprio DEUS  mostraram claramente que Jesus era o Messias prometido. Mas a Bíblia responde a duas outras perguntas importantes sobre Jesus Cristo: de onde Ele veio, e que tipo de pessoa foi Ele?

DE ONDE JESUS VEIO?

10. O que a Bíblia ensina a respeito da existência de Jesus antes de Ele vir à Terra?

10 A Bíblia ensina que Jesus vivia no céu antes de vir à Terra. Miqueias profetizou que o Messias nasceria em Belém e que sua origem seria desde os “tempos antigos”. (Miqueias 5:2) Em muitas ocasiões, o próprio Jesus disse que Ele havia vivido no céu antes de nascer como ser humano. (Leia João 3:13; 6:38, 62; 17:4, 5) Como criatura espiritual no céu, Jesus tinha uma relação especial com DEUS.

11. Como a Bíblia mostra que Jesus é o Filho mais precioso de Deus?

11 Jesus é o Filho mais precioso de DEUS — e por bons motivos. Ele é chamado de “primogênito de toda a criação”, pois foi a primeira criação de Deus. * (Colossenses 1:15) Há mais uma coisa que torna especial esse Filho. Ele é o “Filho unigênito”. (João 3:16) Isso significa que Jesus é o único criado diretamente por Deus. Ele é também o único por meio de quem Deus criou todas as outras coisas. (Colossenses 1:16) E Jesus também é chamado de “a Palavra”. (João 1:14) Isso significa que Ele falava em nome de Deus, sem dúvida transmitindo mensagens e instruções aos outros filhos de seu Pai, tanto espirituais como humanos.

12. Como sabemos que o Filho primogênito não é igual a Deus?

12 Será que o Filho primogênito é igual a Deus, como alguns creem? Não é isso o que a Bíblia ensina. Como vimos no parágrafo anterior, o Filho foi criado. Obviamente, pois, Ele teve princípio, ao passo que DEUS  não teve princípio nem terá fim. (Salmo 90:2) O Filho unigênito jamais pensou em ser igual ao Pai. A Bíblia ensina claramente  que o Pai é maior do que o Filho. (Leia João 14:28; 1 Coríntios 11:3) Só DEUS é o “Deus Todo-poderoso”. (Gênesis 17:1) Portanto, não há ninguém igual a Ele. *

13. O que a Bíblia quer dizer quando se refere ao Filho como “a imagem do Deus invisível”?

13 DEUS e seu Filho primogênito tiveram um relacionamento bem achegado por bilhões de anos — muito antes de os céus estrelados e a Terra terem sido criados. Quanto amor existia entre eles! (João 3:35; 14:31) Esse Filho amado era exatamente como seu Pai. É por isso que a Bíblia se refere ao Filho como “a imagem do Deus invisível”. (Colossenses 1:15) De fato, assim como um filho humano pode em muitos sentidos ser bem parecido com o pai, esse Filho celestial refletia as qualidades e a personalidade de seu Pai.

14. Como foi que o Filho unigênito de Deus veio a nascer como humano?

14 O Filho unigênito de DEUS deixou voluntariamente o céu e veio à Terra para viver como humano. Mas talvez se pergunte: ‘Como foi possível que uma criatura espiritual nascesse como humano?’ Para realizar isso, DEUS fez um milagre. Transferiu a vida de seu Filho primogênito do céu para o útero de uma virgem judia chamada Maria. Não houve a participação de um pai humano. Assim, Maria deu à luz um filho perfeito e deu-lhe o nome de Jesus. — Lucas 1:30-35.




CULTURARTEEN 240 - dezembro de 2021 - 17 anos

CULTURARTEEN 240
dezembro de 2021 - 17 anos


- PR PRODUÇÕES completa 26 anos
- CULTURARTEEN completa 17 anos com início de mudanças no visual
- Quem será a Miss Brasil Sênior Novo Mundo 2021?
> Fernanda Brasil
>Vanessa Zimmermann
> Vhania Weebly
- SUPERAÇÃO: Com 57% do corpo queimado, Amanda dá uma lição de autoestima
- RITMO DA VIDA de Lalinha Walas receberá o troféu do XXIII FESTIVAL NACIONAL DE VOZ E VIOLÃO (2021)
- Jeniffer Massante é a Musa Plus Size do Estado do Rio de Janeiro
- Fernanda Brasil é a Mamãe Noel 2021

EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DO COVID 19 E ENQUANTO DURAREM AS DETERMINAÇÕES DA PREFEITURA DE MARICÁ NA PREVENÇÃO DA PANDEMIA.

CULTURARTEEN 240 - edição comemorativa dos 17 anos - dezembro de 2021, já circulando nas versões on line e revista eletrônica










sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

BEZERRA 52 - 3º quadrimestre de 2021

BEZERRA 52 
3º quadrimestre de 2021


- O Ano Novo é como a reencarnação, uma nova oportunidade nos é dada!
- Carta de Ano Bom
- Prece do Natal
- Quem é Jesus, o Cristo?
- Amar a quem nos menospreza
- Você está pronto para a mudança? Então venha orar conosco!
- Hoje é o seu dia, este é o seu ano!
- A chegada do verdadeiro Rei

EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO BEZERRA, ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DO COVID 19 E ENQUANTO DURAREM AS DETERMINAÇÕES DA PREFEITURA DE MARICÁ NA PREVENÇÃO DA PANDEMIA.







sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

FILME DOS ESPÍRITOS completo

 

NOSSO MOMENTO VAI CHEGAR, ESTEJA PREPARADO!

 


“Estamos todos na fila...

A cada minuto alguém deixa esse mundo pra trás. Não sabemos quantas pessoas estão na nossa frente. 

Não dá para voltar para o “fim da fila”.

Não dá para sair da fila.

Nem evitar essa fila.

Então, enquanto esperamos a nossa vez:

Faça valer a pena cada momento vivido aqui na Terra. 

Tenha um propósito.

Motive pessoas!

Elogie mais, critique menos.

Faça um “ninguém” se sentir um alguém do seu lado.

Faça alguém sorrir. 

Faça a diferença. 

Faça amor. 

Faça as pazes. 

Faça com que as pessoas se sintam amadas. 

Tenha tempo para você.

Faça pequenos momentos serem grandes. 

Faça tudo que tiver que fazer e vá além.

Viva novas experiências.

Prove novos sabores.

Não tenha arrependimentos por ter tentado além do que devia, por ter valorizado alguém mais do que deveria, por ter feito mais ou menos do que podia.

Tudo está no lugar certo.

As coisas só acontecem quando têm quem acontecer.

Releve.

Não guarde mágoas.

Guarde apenas os aprendizados.

Liberte o rancor.

Transborde o amor.

Doe amor.

Ame, mesmo quem não merece.

Ame, sem querer receber nada em troca.

Ame, pelo simples fato de você vibrar amor e ser amor.

Mas sempre, ame a si mesmo antes de qualquer coisa.” Esteja preparado para partir a qualquer momento. Você não sabe seu lugar na Fila, então se prepare pra deixar aqui apenas boas lembranças. Suas mãos vão embora vazias.

Não dá para levar malas, nem bens...

Se prepare DIARIAMENTE para levar consigo, somente aquilo que tens guardado no coração.




quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

08 de dezembro, dia de OXUM. O que Oxum me ensina?


Dia 08 de dezembro na fé católica, é dia de Nossa Senhora da Conceição. Ela é a padroeira dos pescadores e também a deusa do amor. 

No Brasil, cada orixá foi associado a um santo da Igreja Católica, numa prática que ficou conhecida por sincretismo religioso. Cultuada no candomblé e na umbanda, Oxum é sincretizada como Nossa Senhora da Conceição, na maioria dos estados brasileiros. Com as bênçãos de Nossa Senhora da Conceição e de Oxum, o que Oxum me ensina?


 Oxum me ensina que não existe dor que dure para sempre, me ensina a falar menos e a ouvir mais, me ensina que nem todos ficarão ao meu lado, mas ela, ah, ela disse que jamais me deixará. 

Me ensina que minha felicidade não depende de ninguém, que a vida é um ciclo com começos e fins, uns mais dolorosos que os outros, mas que tudo passa. 

Me ensina que paciência vale ouro, que o amor restaura qualquer ferida, que todo esforço é válido quando o assunto é a fé. 

Me ensina a cuidar dos meus com amor e dedicação, aliás, mãe é pra isso. 


Me ensina que por mais que eu me decepcione, os Orixás sempre terão o melhor para mim, como sempre tiveram durante todo esse tempo. 

Oxum me deu algo que ninguém jamais poderá tirar, a minha fé. 

Para a senhora, todo meu amor, toda minha dedicação, toda minha fidelidade, todo meu agradecimento, toda minha FÉ!!!

 Ora yeyêo!!! 




sábado, 4 de dezembro de 2021

SANTA BÁRBARA OU IANSÃ: SALVE, SALVE (Eparrei!)


 04 de dezembro: O dia de Santa Barbara!
Sincretizada como Iansã...
Que Oyá nos traga ventos bons,
que Oyá nos livre de pessoas ruins,
que Oyá nos revele todos os dias o melhor caminho a seguir!!!
Salve Oyá, Salve, Eparrei!

Iansã: a deusa guerreira que conquistou o coração de Xangô

Tão poderosa quanto o seu marido Xangô, Iansã é uma deusa que percorreu vários reinos em busca da sabedoria de outros orixás. Utilizando de sua ampla capacidade de despertar a paixão, aprendeu várias habilidades pertencentes a outras divindades. Só não conseguiu tal feito quando se deparou com Obaluaê, orixá que jamais se rendeu aos encantos de outro alguém.

Irrequieta tal qual o marido, Iansã tem forte espírito guerreiro e já foi de grande serventia quando Oxalá precisava vencer uma batalha. Nessa ocasião, ele contava com a ajuda de Ogum, feitor de armas. Contudo, mesmo se dedicando o máximo que podia, o orixá ferreiro não conseguia atender a demanda de Oxalá. Ao notar a reclamação do guerreiro, Iansã, que ainda não havia se casado com Xangô, se pôs a ajudar na fabricação das armas soprando o fogo que as forjavam.

Por meio desse mito, vemos que Iansã tem sua força ligada à participação nas guerras e no domínio dos ventos. Toda vez que um grande deslocamento de ar acontece, os devotos desse orixá reconhecem o seu poder de atuação. Dessa forma, sendo portadora dos ventos e senhora de batalhas, esse orixá feminino se destaca ao se mostrar detentora de habilidades e comportamentos tradicionalmente masculinos.

Oyá, outro nome comum para Iansã, também está ligada ao mundo dos mortos. Através de um instrumento litúrgico, feito com rabo de cavalo, ela conduz a trilha que estabelece esse contato entre os que não estão mais vivos. Além disso, é esse mesmo orixá que prepara roupas especiais para os mortos, chamadas de egungum. Por meio desse traje, os mortos adquirem a capacidade de voltar à Terra para entrar em contato com os seus descendentes.

Ao mesmo tempo em que é ligada ao fogo, por sua capacidade de despertar paixões, Oyá também está costumeiramente associada ao poder dos trovões e da eletricidade. Esse último poder foi adquirido junto a Xangô, que lhe ensinou tal habilidade em sinal do arrebatador sentimento que lhe tomou ao conhecer a bela divindade. Tal gesto de devoção seria crucial para que Iansã aprendesse a diferença entre um amor verdadeiro e a simples paixão.

No âmbito sincrético, a mitologia de Iansã é usualmente associada à Santa Bárbara, divindade católica que foi morta pelo pai ao se converter ao cristianismo. Após a execução de Bárbara, um raio atingiu a cabeça de seu progenitor. Pela razão do óbito, muitos equiparam a santidade católica ao poder que Oyá tem de controlar os ventos e raios. Além disso, o fato de Santa Bárbara ser representada com uma espada nas mãos reforça ainda mais a aproximação junto à divindade afro.

Por Rainer Sousa
Graduado em História





terça-feira, 23 de novembro de 2021

CULTURARTEEN 239 - novembro de 2021

 CULTURARTEEN 239 - novembro de 2021


- Consciência Negra ou Consciência de todos. No mês da consciência negra o que devemos pensar e nos conscientizar?
- Valquiria Silva é a BELEZA NEGRA 2021. Conheça Valquiria e a história de Zumbi dos Palmares
- "É a suavidade do agir que encanta", com Maria Lelé interpretada por Pricilla Darmont
- Trans maricaense é destaque na revista ISTO É sobre o tema "Violência"
- Alerta ao Brasil: Familias afegãs vendem suas filhas para não morrerem de fome
"Nada como nos sentirmos lindas, admiradas e acima de tudo, respeitadas" com a advogada negra, Adriana Monteiro
- Cuidado com a Falsidade
- Existem pessoas boas, boas de verdade! Talvez sejam anjos...
- Teresa Santos: Miss Brasil Universo 2021 é cearense
- Vhania Weebly é a Musa Senior de São Paulo 2021
- "As mudanças na vida da mulherada a partir dos 40 anos: a idade das lobas!!"
- E na coluna de Fernanda Brasil, "A dança e a alma" de Carlos Drummond de Andrade
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DO COVID 19 E ENQUANTO DURAREM AS DETERMINAÇÕES DA PREFEITURA DE MARICÁ NA PREVENÇÃO DA PANDEMIA.
Culturarteen 239 de novembro de 2021, já circulando nas versões on line e revista eletrônica









quarta-feira, 17 de novembro de 2021

A MISSÃO ESPIRITUAL DOS GATOS

Os gatos monitoram nossa evolução. Durante o seu convívio conosco, eles transmitem informações para as dimensões superiores, servindo como radares e transmissores. Além disso, como transformadores de energia eles ajudam na cura, desempenhando um papel semelhante ao dos cristais.

Gatinhos são professores, eles nos ensinam amar. Um amor livre, não submisso, respeitador do arbítrio alheio e as diferenças. É por isso que tantas pessoas têm dificuldade em conviver com gatos e os encontram ′′ interessados ". Primeiro, você tem que conquistar a confiança do gato. Depois, você precisa aprender a respeitá-lo.

Ele vai te mostrar afeto quando realmente estiver preparado e não quando você o processa.

Os gatos possuem uma conexão com o mundo mágico, invisível. Durante o tempo que passa acordado, o gato vai ′′ limpando ′′ sua casa das energias intrusas.

Quando ele dorme, ele filtra e transforma essa energia. O gato pode muitas vezes estar em lugares com baixa circulação de energia para poder acionar esta área. Muitas vezes o gato fica olhando pro nada, totalmente concentrado... ele com certeza vê coisas que nós não vemos, desde insetos microscópicos até seres de outras dimensões.

Muitas vezes o gato está indo em direção a um lugar isolado da casa e começa a miar, não é só atenção que ele quer, é uma espécie de alerta que ele está dando: a qualidade de energia desse lugar precisa melhorar. Nossos problemas, nosso estresse diário é absorvido pelo gato. Quando é demais e o lugar está muito carregado de energia negativa, não é raro o gato ficar doente.

Quando dormimos nossos corpos astrais separam do corpo físico e vão para uma quinta dimensão, a dimensão sem tempo nem espaço: a dimensão em que estamos quando sonhamos.

Os gatos muitas vezes nos acompanham nessas viagens astrais ou protegem nosso corpo astral, além de cuidar do nosso quarto de espíritos indesejáveis quando estamos dormindo. Essas são as razões pelas quais eles gostam de dormir conosco na cama.



terça-feira, 16 de novembro de 2021

"Não tem como a vida andar pra frente, se os seus pensamentos negativos te levam pra trás" - a história da Vovó Cambinda



 "Meu fio, não seja o seu inimigo. Suncê já ouviu falar que a pior "macumba" é o pensamento? E é isso mesmo fio, não tem como as coisas darem certo, se no fundo suncê não acredita nisso.

Não tem como a vida andar pra frente, se os seus pensamentos negativos te levam pra trás.

Deus ajuda fio, mas nós precisamos fazer a nossa parte, e o primeiro passo é acreditar em si mesmo, na sua força, na sua luz, pois só assim suncê irá enviar ao universo energias positivas pra que a espiritualidade possa lhe ajudar.

Agora, quando suncê fica pessimista, não reconhece o seu valor, e só vê o lado ruim das coisas... aí que porta que vai se abrir? Então meu fio, toda mudança começa primeiro por nós, vigiando os nossos pensamentos, fazendo reforma íntima e nos tornando o nosso melhor amigo, e não o nosso próprio inimigo."

Vovó Cambinda

E você, sabe quem é a Vovó Cambinda?

HISTÓRIA DA VOVÓ CAMBINDA

Nos meados do século XVI, Cambinda foi trazida de sua terra natal Guiné, para o Brasil. Ainda era uma menina quando veio em um navio negreiro com seus pais, onde por meses viveram amontoados nos porões imundos, repleto de cadáveres e negros adoentados, sem comida e água suficiente a todos que ali estavam.

Foi aí que sua mãe lhe ensinou a clamar por Zambi, Oxalá e todos os Orixás, pedindo sempre força e fé para poder ajudar aos irmãos na dura jornada de luta pela sobrevivência, para que ela tivesse muita fé em Zambi que não as deixaria morrer na viagem, pois elas teriam muitas caridades a fazer ao seu povo quando chegassem ao seu destino.

Por muitas noites em que dormia no amontoar dos porões fétidos, a menina sonhava com uma linda negra que lhe abraçava carinhosamente, e lhe dizia que ela estaria sempre protegida pela força das águas do mar e de Iemanjá e que cada onda que passasse levaria todas as dores, tristezas e angústias do seu corpo e de seu coração, bastaria que ela tivesse fé nos Orixás e nas forças da natureza.

Cambinda assim o fez, acreditando fielmente em seus sonhos, aprendendo dezenas de rezas e benzeduras, fazia cura em adoentados do corpo e espírito através dos preparos com ervas, peixes, água, algas, entre tantas outras coisas que lhe foram ensinadas através de seus sonhos de luz, se utilizava de tudo que podia para acalentar as dores de seus irmãos.

Chegando em terra firme, foi levada juntamente com seus pais e centenas de outros negros para uma fazenda de cana de açúcar e café no interior do Nordeste, onde passou toda sua vida.

Nesta fazenda, ela conheceu uma negra velha que lhe ensinou tudo sobre rezas, benzeduras, ervas, chás, esfregaços e limpezas do corpo e da alma de espíritos sem luz, que aprendera ao longo de seus 90 anos de idade. Então, os anos passaram e Cambinda, que já estava uma mulher feita, se transformou em uma das maiores benzedeiras da região, além de encaminhadora, de parteira, de curandeira de diversos males, tanto do corpo físico quanto do espírito.

Certa vez, Cambinda, foi chamada para fazer o parto da esposa do coronel fazendeiro, da fazenda na qual ela era escravizada e ao chegar aos aposentos da sinhá ela observou que tinha algo de errado naquela gestação.

Se ajoelhou diante da cama na qual se encontrava a mulher grávida, e rezou profundamente, pedindo a Mãe Iemanjá que lhe mostrasse qual era o mal que estava ocorrendo no ventre da sua sinhá, então Cambinda se depara com a imagem da linda Negra que ela tanto conhecia e lhe dizendo que estaria na hora de realizar o parto, mas das duas vidas que estavam no ventre da sinhá, apenas uma sobreviveria, e que a partir do dia do nascimento da criança que ficaria encarnada, deveriam ser contados 7 dias. Ao sétimo dia Cambinda deveria fazer uma limpeza de retirada de espíritos malignos e sem luz, pois eles viriam buscar a alma deste recém-nascido, assim como fizeram com a outra criança que já saiu do ventre da mãe sem vida.

Ela fez o parto, primeiro nasceu uma menina, e logo em seguida saiu o corpo inerte de um menino, o retirou e entregou ao coronel, dizendo que o menino já estava sem vida. O coronel com um grande ódio, ordenou que levassem Cambinda ao tronco e lá ficasse até morrer, sendo açoitada sem dó nem piedade. Assim foram se passando os dias, Cambinda resistia fortemente o tronco, as chibatadas, as noites frias e a falta de comida e bebida.

No sétimo dia, se encontrava a menina recém-nascida que dormia sem saber que estava sendo observada por espíritos da escuridão. O coronel se preparava para mais um dia de comando de sua fazenda, quando a sinhá se levanta da cama, e sem dizer nada anda até ele, tomada por um espírito obsessor, o ataca numa ferocidade devastadora. O coronel assustado e agarrado ao corpo da sinhá, pede desesperadamente que fossem buscar a negra Cambinda, que ainda se encontrava presa ao tronco.

E assim foi feito. Cambinda seguiu até os aposentos da sinhá. De olhos cerrados, ela vê a imagem da negra Mãe lhe dizendo para ir até fora da casa, seguir sua intuição e trazer apenas uma erva que poderia salvar a vida da criança das garras do espírito sem luz. Ao retornar deveria passar a erva no corpo da pequena. Se fosse a correta a criança estaria salva. Ela faz o que lhe foi dito, e retorna para os aposentos do coronel. E com uma só erva escolhida na mão, ela se aproxima da menina recém-nascida, esfrega a erva nas mãos, e passa por todo corpo da criança. A erva escolhida pela querida Cambinda era a certa e a protegeu de todos os males da escuridão.

A negra abriu os braços, e com uma quantidade de erva em cada uma das mãos, clamou a Oxalá, sua Mãe Iemanjá, todos os Orixás e Entidades de Luz para que lutassem junto a ela, dando-lhe forças e fé para vencer aquele mal.

As forças malignas vieram com força. Um barulho ecoou dentro do quarto, como um grito de dor e desespero. Cadeiras e mesas viraram dentro de toda a casa grande, livros caíam das prateleiras da biblioteca do coronel, taças e garrafas de vinho foram despedaçadas junto as paredes e ao chão.

E de repente a calmaria voltou. Todos se entreolharam um tanto assustados. Cambinda então, se ajoelhou, rezando e agradecendo a força recebida, a vitória conquistada e pela vida da pequena recém-nascida.

O coronel junto a Velha Cambinda, lhe deu um abraço, chorou e agradeceu, pedindo perdão por tudo, por toda a dor e desespero que ele a fez passar por 7 dias de amargura e dizendo que ela não iria nunca mais ao tronco.

Ela com olhar cansado, apenas disse a seu senhor:

“As forças do mal buscam ódio, maledicência, rancor, nos corações de quem distribui a dor. Mas essa dor distribuída um dia fará com que dores maiores possam voltar a quem está fortalecendo o mal. Senhor coronel, demonstre seu respeito e agradecimento por nosso povo negro, assim como os Orixás demonstraram um grande amor pelo senhor, ajudando a salvar sua filha. Lembre-se, não foi apenas um espírito maligno da escuridão que levou seu filho, o senhor próprio o deu forças para isso. O mal só vence se não tivermos o bem no coração. Sou uma negra, meu povo é negro. Enquanto meu povo tiver que sofrer nos açoites, no tronco, na falta de respeito, de comida e de cuidados, eu ficarei no tronco, e ficarei lá até meu corpo não aguentar mais, pois nunca seria livre enquanto ver meus irmãos sendo açoitados até a morte enquanto eu, que não sou nada nem melhor que eu fico sem o castigo merecido aos olhos dos senhores e senhoras de pele branca. O castigo que deveria receber por ser negra.”

O coronel de imediato mandou que fossem tirados todos os negros do tronco, que todos os troncos fossem destruídos, e que todos fossem cuidados e alimentados descentemente.

A Velha Cambinda viveu na fazenda até seus 90 anos, ela foi a cuidadora de muitos males entre negros e brancos. Foi mucama da pequena sinhá, filha do coronel, que ainda teve mais 5 filhos, e nunca mais fora atormentado pelo espírito obsessor.

A Vovó Cambinda hoje trabalha caridosamente na Umbanda, auxiliando seus filhos amados, ajudando a curar males, retirar Kiumbas, Eguns e Espíritos Zombeteiros da vida de consulentes que buscam ajuda dessa amada Preta Velha.

Com seu modo amável e sereno ela está sempre pronta a ajudar no que for necessário, dentro do merecimento de cada um.

Saravá Vovó Cambinda!



segunda-feira, 15 de novembro de 2021

15/11, Dia Nacional da Umbanda: entenda mais sobre a religião

 A umbanda celebra 113 anos de história, luta, estudos, práticas mediúnicas no caminho da evolução


O Dia Nacional da Umbanda é celebrado no dia 15 de novembro e é uma oportunidade tanto para umbandistas comemorarem a data quanto para pessoas de outras crenças entenderem mais sobre essa manifestação religiosa brasileira. Saiba, a seguir, como surgiu e quais são os princípios da Umbanda.

A Umbanda surgiu no ano de 1908, no dia 15 de novembro, através de um médium chamado Zélio Fernandino Moraes, com a orientação do espírito que se identificava como Caboclo das Sete Encruzilhadas, em Niterói no estado do Rio de Janeiro.

Pode-se dizer que a Umbanda é uma doutrina espiritualista que, assim como o Espiritismo, acredita na sobrevivência do Espírito e na comunicação com o plano espiritual.

Além disso, a formação da Umbanda tem influências da cultura religiosa brasileira como o Catolicismo, o Espiritismo, rituais indígenas e seitas afro-brasileiras, com destaque para o Candomblé.

Seu fundador, Zélio Fernandino Moraes (foto acima), organizou uma doutrina com conceitos próprios, diferenciando a nova religião do Candomblé e das outras seitas com inspiração afro existentes na época.

Na umbanda há a presença de guias espirituais, entidades como caboclos, pombagiras e exus. E nos cultos, as canções são entoadas em português, sempre acompanhadas pelos atabaques. O ambiente da Umbanda é, geralmente, defumado, e há músicos homens e mulheres.

As divisões de religiões afrodescendentes

Até a década de 40, as religiões que se declaravam com descendência africana ou que mantinham alguma semelhança com estas seitas eram perseguidas pela polícia, tinham seus centros e terreiros fechados e seus responsáveis presos.

A situação somente melhorou um pouco em 1945, através da persuasão e luta do dirigente de uma das sete casas de umbanda existentes na época (todas elas fundadas com a orientação do Caboclo das Sete Encruzilhadas): o médium José Álvares Pessoa. Ele obteve, junto ao Congresso Nacional, a legalização dos cultos umbandistas.

Com a perseguição da polícia aos cultos afros, os grupos religiosos que não seguiam as regras do fundador da Doutrina Umbandista passaram, então, a se intitularem como membros legítimos da religião, objetivando fugir do cerco montado pela polícia.

Nesta época, a religião sofreu baixas e mudanças substanciais, fatos que alteraram sua essência e colaboraram para a divisão de pensamento e interpretação dos conceitos da Umbanda.

Mesa branca

A Umbanda teve e tem seus momentos de perseguição e segregação, mas conseguiu vencer alguns destes obstáculos, embora ainda haja muito preconceito e até violência contra terreiros de Umbanda.

Contudo, há algumas décadas, umbandistas viram um caminho para desviar de preconceitos. Como o Espiritismo foi, de certa forma, aceito na sociedade católica, antes mesmo da Umbanda, ele serviu como uma rota de fuga para que grupos umbandistas não fossem tão marginalizados.

Na prática, a história se repetiu. Como a Umbanda serviu de apoio para os grupos afros no passado, os umbandistas, para se desviarem de perseguições e preconceitos, passaram a se intitularem espíritas. Este pode ser um dos motivos de algumas pessoas confundirem adeptos da doutrina espírita com quem é umbandista e até candomblecista.


Resistência do povo africano

No Dia Nacional da Umbanda, também é importante relembrarmos sobre a luta do povo que inspirou essa manifestação religiosa. O povo africano chegou em terras tupiniquins sem quaisquer direitos ou condições minimamente humanas. Perdeu a liberdade, mas não sua cultura. E se em suas terras de origem a diversidade já era imensa, imagine desembarcar em uma realidade totalmente diferente. Assim, a dança, o canto, o falar, o vestir e o produzir transladados para o lado de cá do Oceano Atlântico precisaram se adaptar ou se fundir com novos hábitos.

Reprimidos, os escravos não puderam manter suas práticas religiosas isoladas. Cada tribo possuía uma forma peculiar de Deus, cultos, rituais e símbolos. Desse modo, se a imposição do catolicismo tentou extinguir as crenças, a saída foi fazer o sincretismo dos Orixás com a roupagem de santos, cujo resultado foi a gênese de religiões como o Candomblé e a Umbanda.

Tal sincretismo desempenhado pelas duas vertentes, tanto a Umbanda quanto o Candomblé, possui muitos adeptos no Brasil, sem contar outras variações que ainda agregaram ritos indígenas e outras práticas mágicas europeias. Todavia, no imaginário social, o politeísmo africano ainda é visto de maneira superficial.

Postulados da Umbanda

De acordo com a Federação Brasileira de Umbanda, há alguns princípios da religião. Entre eles, estão a existência de um princípio criador - o Deus, o Onipotente e Irrepresentável, assim como a existência de entidades espirituais, mensageiros das vibrações dos Orixás, ainda em evolução, buscando o aperfeiçoamento. Além disso, os umbandistas crêem na reencarnação, na Lei do Carma e praticam a mediunidade em suas diversas manifestações, assim como o amor, manifestado como caridade, na palavra e na ação.

Por fim, a Umbanda também tem como crença que o homem vive em um campo vibratório, sendo ele esse próprio campo que seu livre arbítrio comanda, dentro do princípio da natureza trina: espírito, alma e corpo.



sexta-feira, 12 de novembro de 2021

"Umbanda sempre será baseada na simplicidade, na humildade e na caridade" por Zilméa de Moraes

 Gostaria  de compartilhar com todos um singelo documento escrito por Zilméa de Moraes, filha de Zélio Fernandino de Moraes, endereçado aos jovens médiuns.

Sua fala olha para o futuro sem deixar de lado a essência dos ensinamentos deixados pelo Chefe (Caboclo das 7 Encruzilhadas) e por Pai Antônio.

Esperamos que suas palavras sirvam para que tenhamos uma Umbanda cada vez mais presente no coração de todos, com trabalhadores sempre prontos para a humilde prática da caridade.


MENSAGEM AOS JOVENS!

"O mais importante é que tenham pureza em seus corações, consciência das dificuldades que os esperam num caminho que sempre é árduo, no qual, muitas vezes, sua fé será testada.

Procurem ter sabedoria para se desviarem dos falsos mestres:

Aqueles que mistificam os ensinamentos da verdadeira Umbanda na busca de interesses escusos ou simplesmente por uma questão de vaidade, aqueles que oferecem conhecimento e sabedoria como coisas fáceis de serem conquistadas, como se houvessem atalhos para o crescimento pessoal e espiritual.

Lembrem-se que na Umbanda, assim como na vida, as coisas devem ser aprendidas num longo e muitas vezes penoso caminhar.

Tudo tem seu tempo e sua hora.

O sucesso rápido de hoje pode significar o fracasso de amanhã.

Para se construir algo que permaneça firme, principalmente se quisermos que continue a crescer, sempre necessitaremos de bases sólidas. 

Quanto mais fortes melhor.

Devem ainda ter sempre em mente que a Umbanda foi, é, e sempre será baseada na simplicidade, na humildade e na caridade. 

Estes são os verdadeiros ensinamentos da Umbanda, dos quais vocês nunca deverão se afastar.

Usem seus corações como guias. 

Façam suas orações pedindo aos seus mestres espirituais a orientação necessária nos momentos de dúvidas, sobre quais caminhos trilhar e como proceder diante das dificuldades e mesmo das facilidades que a vida nós dá, uma vez que o caminho mais fácil nem sempre será aquele que nos fará mais feliz.

Tenham fé em Deus, em Oxalá, em nossos guias e protetores espirituais. 

Sejam humildes e caridosos, pois esta é própria razão de ser da Umbanda.

Que Deus os abençoe."

Zilméa de Moraes.



domingo, 31 de outubro de 2021

31 de outubro: REFORMA PROTESTANTE por MARTIN LUTERO

 Um movimento de transformação religiosa atingiu a Europa no século XV


A Reforma Protestante foi um movimento religioso que aconteceu na Europa, século XVI, fomentado por razões políticas e religiosas. O movimento teve como principal líder Martinho Lutero, um monge alemão, que por meio de 95 teses fez várias críticas à Igreja Católica e ao Papa.

Naquele período, o principal embate acontecia entre a Igreja e Estado Monárquico. A primeira tese possuía domínio espiritual sobre o povo e detinha um certo controle administrativo dos reinos, que eram desejados pelos reis. 

Como forma de garantir o “direito divino dos reis’, os governantes cobiçavam o poder espiritual e ideológico pertencentes à Igreja e ao Papa. Além de desejarem cobrar tributos feudais.

A burguesia também começou a incomodar-se com alguns ideais do catolicismo. Por exemplo, a usura (empréstimos com juros) era considerado um pecado pela Igreja, que também era contra o acúmulo de bens e o lucro.

Quem também estava descontente com a Igreja era a população, cansada dos abusos da Igreja e da sua falta de propósito. Como os mosteiros e bispados ocupavam grandes terras, em muitos casos os superiores religiosos vivam às custas dos camponeses.

Pré-Reforma de John Wycliffe

Lutero é o nome mais conhecido da Reforma Protestante, contudo tal movimento teve como base os ideias do professor e teólogo inglês, John Wycliffe. Ele levantou diversas questões sobre a Igreja, entre elas a necessidade da figura do Papa, Wycliffe pregava que "Nosso papa é o Cristo".

O teólogo tinha como propostas reformistas:

•    A pobreza apostólica;

•    A Escritura como única lei da igreja;

•    Os eleitos são a igreja, não o Papa e os cardeais;

•    Cristo como o cabeça da igreja, não o Papa. 

Quem foi Martinho Lutero? 

Martinus Luter ou Martin Luther (1483 -1546), nasceu em Eisleben, na Alemanha, e foi considerado o principal líder da Reforma Protestante. Ele teve uma infância coberta de mitos religiosos, com histórias de demônios e bruxas.


Na adolescência, ao 16 anos, ingressou na Universidade de Erfurt para estudar Artes, Leis, Línguas e Filosofia. A pedido do seu pai, com 18 anos Lutero ingressou no curso de Direito, contudo em 1505 decidiu entrou no Mosteiro Agostiniano de Erfurt e seguiu a vida religiosa.

Em 1509, Martinho graduou-se em bacharel em Estudos Bíblicos e em 1512 obteve o título de doutor em Teologia, mesmo ano que foi eleito cônego do convento de Wittenberg. Os anos seguintes foram dedicados ao ensino religioso e amadurecimento da sua doutrina de “justificação pela fé”. 

Lutero mostrava-se contrário à venda de indulgências e nos anos de 1516 e 1517 proferiu três sermões em oposição a tais práticas. Em um dos discursos disse: 

"É audacioso assegurar que o Papa possa livrar almas do purgatório. Se ele pode fazer isso, então ele é cruel em não livrá-las todas.”


A Reforma Protestante

O estopim da Reforma Protestante aconteceu em 1517, quando Martinho Lutero se deparou com o dominicano Tetzel que vendia indulgências em Wittnberg. Em resposta, no dia 31 de outubro, escreveu 95 teses que criticavam a Igreja Católica e Papa, fixando-os na porta da Catedral de Wittenberg.

Confira abaixo algumas teses: 

16ª – Inferno, purgatório e céu parecem diferir da mesma forma que o desespero, o semidesespero e a segurança;

20ª – Portanto, sob remissão plena de todas as penas, o papa não entende simplesmente todas, mas somente aquelas que ele mesmo impôs;

27ª – Pregam futilidades humanas quantos alegam que no momento em que a moeda soa ao cair na caixa a alma se vai do purgatório;

34ª – Tanto assim que a graça da indulgência apenas se refere à pena satisfatória estipulada por homens;

36ª – Qualquer cristão verdadeiramente arrependido tem direito à remissão pela de pena e culpa, mesmo sem carta de indulgência;

75ª – A opinião de que as indulgências papais são tão eficazes ao ponto de poderem absolver um homem mesmo que tivesse violentado a mãe de Deus, caso isso fosse possível, é loucura.

A ação de Lutero rapidamente se repercutiu pelos países da Europa e no ano seguinte, 1518, ele foi acusado de heresia e chamado em Roma. O monge recusou a ordem papal e manteve suas posições, que também expressavam a opinião de boa parte da população.

Em 1520, Martinho Lutero recebeu uma “Bula Papal”, que ordenava que se retratasse ou seria excomungado. Em resposta, ele, juntamente com estudantes e professores da Universidade de Wittenberg, queimaram a Bula em praça pública. 

Luteranismo e Reforma Protestante

Ainda no ano de 1520, o líder religioso redigiu três tratados que estabeleciam a base do luteranismo e o início da Reforma Protestante:

•    A Nobreza Cristã da Nação Alemã

•    Da Servidão Babilônica da Igreja

•    Da Liberdade de um Cristão

Em 1521, em uma assembleia denominada de "Dieta de Worms", Martinho foi considerado herege. Tais acontecimento, obrigaram ele a exilar-se no Castelo de Wartburg, onde permaneceu por um ano e fortaleceu seus ideais. 

Além das 95 teses podemos destacar outras obras de Matinho Lutero:

•    Tradução da Bíblia para o alemão;

•    Von den Juden und ihren Lügen (Sobre os judeus e suas mentiras);

•    De servo arbítrio (Da vontade cativa).

O protestantismo

Lutero teve apoio de Felipe Melanchton, professor da Universidade de Wittenberg, para consolidação da sua doutrina. Seu amigo, redigiu a “Confissão de Augsburgo”, em 1530, um documento composto por 21 artigos que defendiam o protestantismo e indicavam 7 erros da Igreja. 

Deste modo, a Reforma Protestante teve como principal resultado a divisão da Igreja do Ocidente entre católicos romanos e reformados ou protestantes (que originaram o protestantismo). 

Os reformadores resumem suas crenças básicas em cinco solas: 

•    Sola fide (somente a fé)

•    Sola scriptura (somente a Escritura)

•    Solus Christus (somente Cristo)

•    Sola gratia (somente a graça)

•    Soli Deo gloria (glória somente a Deus)

Alcançado pelos ideais da Reforma Protestante, a França e a Holanda tiveram como principal líder João Calvino, que formulou a “doutrina da predestinação”. Para ele, a salvação não dependia dos fiéis, mas sim de Deus que escolhia as pessoas que deveriam ser salvas. 

A síntese das doutrinas luteranas e calvinistas, com traços da liturgia católica, transformou a Inglaterra em uma nação oficialmente protestante, nascendo assim a Igreja Anglicana. 

John Knox, discípulo de Calvino, introduziu o protestantismo na Escócia. As igrejas eram governadas por religiosos eleitos pela comunidade, os chamados presbíteros, livres da tutela do Estado. Os fiéis são nomeados de presbiterianos. 

Contrarreforma

A Contrarreforma foi um movimento católico que visava combater as propostas feitas pela Reforma Protestante, comandada por Martinho Lutero. O movimento teve início após a realização do Concílio de Trento, reunião convocada pelo Papa Paulo III para discutir formas de opor às ideias de Lutero. 

Concílio de Trento, encontro que originou a Contrarreforma para se opor a Reforma Protestante. 

O encontro aconteceu na cidade de Trento, na Itália, entre os anos de 1545 e 1563, sendo o mais duradouro concílio ecumênico da história. Do encontro saíram vários decretos, que visavam reafirmar a fé cristã e os dogmas da igreja católica.

O Concílio de Trento foi dividido em três períodos: de 1545 a 1548, de 1551 a 1552 e de 1562 até 1563. O encontro e a Contrarreforma marcam, inclusive, o começo de um dos movimentos artísticos mais famosos, o Barroco. O movimento teve grande participação nos ideais de expansão dos dogmas da igreja.

Novos protestantes ou CRENTES


Contrariando tudo o que Lutero e John Wycliffe tanto lutaram, os atuais "líderes religiosos" protestantes, os novos crentes, principalmente das tais "igrejas neo-pentecostais", fazem exatamente tudo e muito mais do que os católicos de então, da época de Lutero e da reforma protestante faziam, ou seja, além da venda de indulgências, vendem pedaços do céu, vende milagres, pedem doações e dízimos cada vez mais maiores, tudo fazem para tirar o que podem do seu "rebanho".

Com a célebre frase "se você crê, você fará a doação, você entregará, você..."

O protestantismo se perverteu e Lutero chora por isso!