Deus, nosso Pai, CAMINHE pela minha casa e leve embora todas as minhas preocupações e doenças, e POR FAVOR, vigia e cura a minha família em nome de Jesus ... AMÉM

quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

BEZERRA 49 - 3º quadrimestre de 2020

BEZERRA 49
3º quadrimestre de 2020


- Ano Novo, Vida Nova. O Ano Novo é como a Reencarnação, onde uma nova oportunidade nos é dada.
- Carta do Ano Bom
- Prece do Natal
- Quem Jesus, O Cristo?
- Você está preparado para as mudanças? Então venha orar conosco.
- A chegada do verdadeiro Rei

Tudo isso e muito na versão on line e impressa do Informativo Bezerra edição do 3º quadrimestre de 2020, já circulando





 

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

CULTURARTEEN 228 - dezembro de 2020

 CULTURARTEEN 228 - dezembro de 2020


- CULTURARTEEN completa 16 anos e PR Produções 26 anos trazendo informação e alegria para os leitores e população.
- 2021: Por um mundo melhor
 - Feliz Novo Ano, Feliz Nova Vida, editorial do jornalista Pery Salgado
- ALERTA: Covid 19 tem variante 70% mais transmissível
- Ela de novo: Roberta Avellar mantém o título de MUSA COMPLETA.
- A verdadeira mulher valoriza aquilo que desperta a sua vontade
- Maay Ribeiro participa da campanha de prevenção ao Câncer de Mama.
- Câncer de Mama em jovens é preocupante e tem aumento significativo.
- Acostume-se com a torcida contrária
- Mulher Negra, Sargento Rosa se destaca em curso do exército brasileiro superando 401 candidatos.
- O Corpo da Mulher e o Conservadorismo
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DO COVID 19 E ENQUANTO DURAREM AS DETERMINAÇÕES DA PREFEITURA DE MARICÁ NA PREVENÇÃO DA PANDEMIA.
Informativo Culturarteen, edição de dezembro de 2020, já circulando nas versões on line, revista eletrônica e nas redes sociais da PR PRODUÇÕES










quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

CADA PESSOA QUE ESTÁ NA TERRA TEM UM OBJETIVO NOBRE A CUMPRIR - Bezerra de Menezes

 


Aquele bêbado jogado na calçada, aquele mendigo sem juízo, aquela pessoa drogada caída na sarjeta, aquele velhinho abandonado em um asilo, aquela mulher prostituída que ninguém dá valor, todos esses tem uma missão na Terra e uma finalidade, pois se não tivessem já não estariam mais aqui.

Em nosso preconceito e em nossa ignorância absolvemos e condenamos a todo instante sem saber as razões de cada um. 

Muitas vezes quem está lá embaixo, aqueles que julgamos sem nenhum valor estão lá justamente para testar nossa verdadeira caridade e mostrar que o mundo dá muitas voltas.

Um dia essas pessoas foram tão "normais" quanto nós, e nós, em toda nossa "normalidade", um dia poderemos estar como elas para aprendermos valores que hoje ignoramos.⠀

Quem de nós pode dizer onde nossos pés irão tropeçar amanhã?

BEZERRA DE MENEZES

sábado, 28 de novembro de 2020

CULTURARTEEN 227 - novembro de 2020

 CULTURARTEEN 227 - novembro de 2020


- ROBERTA MARQUES, A DIVA DAS MAKES EM MARICÁ E REGIÃO: das pistas de dança  e patins, para seu atelier na área de estética e beleza
- Coronavirus pode passar de mãe para filho pela placenta
- Os falsos padrões e beleza das redes sociais
- O que a vida espera de você?
- Mulher, permita-se não se dar conta
- Tenhamos orgulho dos nossos corpos
- Procura por cirurgia plástica aumenta durante isolamento social: o depoimento de Altina Pimentel
- Uma guerreira com "Mãos de Ouro": a história de D. Edith, a "Menina do Crochê"

EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE DURANTE O PERIODO DA PANDEMIA DO COVID 19 E ENQUANTO DURAREM AS DETERMINAÇÕES DA PREFEITURA DE MARICÁ NA PREVENÇÃO DA PANDEMIA.

 

Informativo Culturarteen, edição de novembro de 2020, já circulando nas versões on line e revista eletrônica.













segunda-feira, 16 de novembro de 2020

CULTURARTEEN 226 - outubro 2020

 CULTURARTEEN 226 - outubro de 2020


- Conheça Vanessa Rosa, uma das sócias do STUDIO RV. Ela, em parceria com sua sócia Roseli Santos são consideradas as divas das tranças e cabelos crespos e o Studio RV já se tornou o queridinho das mulheres da Região Oceânica de Niterói
- Silencioso e fatal, câncer do ovário atinge milhares de mulheres a cada ano
- Mais um título para Roberta Avellar, agora Musa de Saquarema 2020
- Conheça as oito doenças que uma pessoa pode ter por falta de fazer Amor
- Observe suas mãos: elas são as marcas de onde você passou e o que fez em sua vida
- O que são e quem são as pessoas intuitivas?
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE DURANTE O PERIODO DA PANDEMIA DO COVID 19 E ENQUANTO DURAREM AS DETERMINAÇÕES DA PREFEITURA DE MARICÁ NA PREVENÇÃO DA PANDEMIA.
Informativo Culturarteen, edição de outubro de 2020, já circulando na versão on line e na versão de revista eletrônica.










domingo, 25 de outubro de 2020

A PRESENÇA DOS ANJOS NAS RELIGIÕES


 Quando pensamos em anjos, pensamos na concepção católica. No Brasil a tradição católica é muito forte e, mesmo as pessoas que não seguem a religião, são impactadas pela construção teológica dela.

Mas será que os anjos só existem na religião católica? Ou outros pensamentos metafísicos também falaram dos anjos?

“Nós, seres humanos, estamos na natureza para auxiliar o progresso dos animais, na mesma proporção que os anjos estão para nos auxiliar”

Chico Xavier

Os anjos são figuras universais entre as religiões. Isso significa que eles são um fenômeno comum entre quase todas as doutrinas, mesmo que os nomes e as funções que são atribuídas a eles sejam diferentes. Anjos são seres celestiais e espirituais, que servem como ajudantes ou mensageiros de Deus. São geralmente representados com asas, um halo, e tem uma beleza delicada. Emanam um brilho fortíssimo e são seres puros e inocentes. Os anjos são a figura divina mais conhecida e difundida das religiões, que mexem com o imaginário popular e fazem parte da cultura e das expressões verbais. “Dormir como um anjo” “crianças são como anjos” ou “seu anjo-da guarda” são frases que dizemos com muita frequência, mas que nem sempre percebemos o quão carregadas de conceitos religiosos elas estão.

HIERARQUIA ANGELICAL CATÓLICA

Sim, existe uma hierarquia angelical, uma organização angélica de acordo com funções.

Essa organização provém do Pseudo-Dionísio e de Tomás de Aquino, que, além do agrupamento pelo “tipo”, divide os anjos em três tríades:

PRIMEIRA TRÍADE

São os anjos mais próximos de Deus

– Serafins: emanam a essência divina em mais alto grau. O anjo Metatron, príncipe dos Serafins, governa globalmente todas as forças da criação em benefício dos habitantes da Terra. Representa o poder da abundância e a supremacia.

– Querubins: seres misteriosos, às vezes mostrando formas híbridas de homem e animal. São também representados como crianças pequenas com de asas, quase como bebês. Segundo a tradição, Satanás seria um querubim ungido, sendo chamado antes pelo nome de Lúcifer ou Belial.

– Tronos: são identificados como os 24 anciãos, que perpetuamente se prostram diante de Deus e, a seus pés, lançam suas coroas. São os símbolos da autoridade divina, da humildade e obediência.

SEGUNDA TRÍADE

Desse grupo fazem parte os príncipes celestiais.

– Dominações: têm a função de regular as atividades dos anjos inferiores e distribuem aos outros anjos as funções e seus mistérios. Presidem os destinos das nações.Virtudes: responsáveis pela manutenção do curso dos astros, para que a ordem do universo seja preservada de acordo com os planos divinos.

– Potências: executam as grandes ações do governo universal. São os portadores da consciência de toda a humanidade, encarregados da história e memória coletiva. Os anjos do nascimento e da morte pertencem a esse grupo.

TERCEIRA TRÍADE

A terceira tríade é composta pelos anjos ministrantes, encarregados dos caminhos das nações e mais ligados ao mundo material.

– Principados: encarregados de receber as ordens das Dominações e Potências, e transmiti-las aos reinos inferiores. Protegem também a fauna e a flora e velam pelo desenvolvimento das boas ideologias, arte e ciência.

– Arcanjo: são os famosos mensageiros Miguel, Rafael e Gabriel, além dos 4 mencionados no livro de Enoque: Uriel, Ituriel, Amitiel e Samuel, responsáveis pela vigilância universal.

– Anjos: são os seres mais próximos da humanidade. São dotados de vários poderes supernaturais, como o de se tornarem visíveis e invisíveis, voar e operar milagres. São estes que, geralmente, são responsáveis por salvar pessoas. É aquela mão invisível que te “puxa” antes de atravessar a rua e você percebe que ia ser atropelado. É aquela “pessoa” que, quando você caiu na rua, te ajudou a levantar e, do nada, sumiu.

OUTROS

Além das tríades, temos outros de anjos muito conhecidos, que fazem parte do reino angelical:

– Anjo da guarda: é o ser angelical confiado individualmente para cada pessoa no momento do nascimento, para proteger do mal e inspirar a prática das boas ações. É o nosso protetor ao longo da vida.

– O Anjo do Senhor: também é conhecido como o “Anjo da Presença”, não é um ser com vida própria, mas sim uma forma-pensamento que representa Cristo.

– Lúcifer: não podemos esquecer do “anjo caído”. Costumamos pensar no diabo como totalmente mau, e esquecemos de sua essência angelical. Lúcifer seria um querubim que se rebelou contra o Arcanjo Miguel e contra o próprio Deus, sendo posto por Miguel para fora do Céu e iniciando a “guerra” entre o céu e a terra, criando o inferno, seu reinado.

“Mas os homens devem saber que só Deus e os anjos podem ser espectadores do teatro da vida humana”

Francis Bacon


ANJOS NO ORIENTE

O budismo também acredita nos anjos, apesar de não conceber uma divindade, um Deus.

Nessa crença existem os devas, seres divinos que apresentam uma personalidade “quase” humana. São invisíveis, mas sua proximidade pode ser sentida por pessoas que conseguiram abrir o terceiro olho, um dom extra sensorial que permite enxergar seres de outros planos. Seu nome deriva da raiz sânscrita div, que significa “brilhar”, que significa, então, os “seres brilhantes” ou “auto-luminosos.

Os devas podem construir formas ilusórias para se manifestarem, são capazes de voar e operar milagres. Muitas vezes, vieram trazer mensagens aos humanos.

No hinduísmo, também estão presentes. Também aparecem como devas, com uma descrição muito semelhante à budista.

NO MUNDO MUÇULMANO TAMBÉM HÁ ANJOS

Para os islâmicos, os anjos são seres feitos de luz, tendo sido criados antes do ser humano. Diferentemente do homem, criado da terra, não possuem o livre-arbítrio e consequentemente não desobedecem as determinações de Deus. Foram criados, em sua maioria, com uma aparência bela. Não possuem sexo, não se alimentam e não têm necessidades fisiológicas. A angelologia islâmica divide os anjos em dois partidos principais, os bons, fiéis a Deus, e os maus, cujo chefe é Iblis ou Ash-Shaytan, privados da graça divina por terem se recusado a prestar homenagens a Adão.

Existe também uma categorização hierárquica, semelhante à católica: em primeiro lugar estão os quatro Tronos de Deus, com formas de leão, touro, águia e homem. Na sequência vêm os querubins, seguidos dos quatro arcanjos: Jibril ou Jabra’il, o revelador, intermediário entre Deus e os profetas e constante auxiliador de Maomé; Mikal ou Mika’il, o provedor, citado apenas uma vez no Corão e quem, segundo a tradição, ficou tão horrorizado com a visão do inferno quando este foi criado que jamais pôde falar de novo; Izrail, o anjo da morte, uma criatura de dimensões cósmicas, quatro mil asas e um corpo formado de tantos olhos e línguas quantas são as pessoas da Terra.

Como uma classe à parte estão os gênios, ou djins, que possuem muitas características humanas. Ao contrário da concepção judaico-cristã, Lúcifer não foi um anjo caído, mas sim um gênio; foi criado antes do homem, mas foi feito do fogo.

Assim como os seres humanos, os gênios possuem livre-arbítrio.

NO ESPIRITISMO E TEOSOFIA

Os anjos descritos por Allan Kardec são também semelhantes à tradição católica, porém, com uma diferença básica: os anjos não seriam perfeitos, sendo seres que estão evoluindo em sua própria jornada. Isso porque, Deus, sendo soberanamente justo, bom e perfeito, não teria criado os anjos perfeitos, pois seria injusto com os humanos e Deus não é injusto.

“Porque os homens são anjos nascidos sem asas, é o que há de mais bonito, nascer sem asas e fazê-las crescer”

José Saramago

Os anjos teriam então evoluído, por mérito próprio, à condição de anjos. São espíritos elevados, protetores dos necessitados e mensageiros do amor.

Na teosofia, os anjos são considerados seres de um dos muitos reinos da criação divina. Assim como no espiritismo, os anjos na teosofia são seres em evolução, havendo então diferenças de poder, sabedoria, amor e inteligência entre seus integrantes. Eles existiriam por causa própria e não em função da humanidade, embora a ajudem sempre que necessário, sendo o auxílio aos homens parte de sua missão. Especialmente os anjos-da-guarda, a classe que estaria diretamente ligada à humanidade.

Independente da religião, lá estão eles. O que torna a existência deles ainda mais real. Seja qual for a doutrina, Deus nunca esteve sozinho, assim como nós nunca estivemos.



sexta-feira, 16 de outubro de 2020

QUANDO ESTIVER TRISTE, SEJA POSITIVIDADE E PENSE NOS SEUS ORIXÁS

 E QUANDO ESTIVER TRISTE ?


Nem todo dia a gente tá bem, né?

Quando estiver triste,
Acenda uma vela!
Encoste em sua testa e desabafe,
Encoste no peito e aperte firme!

Até reclame ... se expresse...
Se questione,
ou até que chore .

Mas por mais obstáculos que você tenha,
Por mais que seja sua dor,
Por mais que seja a sua dificuldade,
Ascenda uma vela!

Os guias sabem da tua tristeza,
Choram contigo o teu pranto,
Mas vem somente de ti,
Compreender o poder da palavra, do fogo e do movimento.
Eles sabem tua vontade,
Compreendem a necessidade,
Porém as vezes eles necessitam ouvir.
O espiritismo me ensinou,
Que nessa terra ninguém trilha sozinho,
e nem que queira, estará só.

Eu falo com o Congá,
Eu falo com o vento,
Eu falo com as plantas,
Com o cheiro das ervas...
Com o povo de Aruanda.

E é claro...
''Laroyê povo de Exu''!

Porque quando a gente pede...
Quando a gente aprecia...
Quando a gente sorri
Só um ''tantinho'' pra vida... Tudo tende à ser
Bem mais favorável.

Quando estiver triste?
Até assim agradeça.
Quando estiver triste
Seja positividade.

terça-feira, 6 de outubro de 2020

CULTURARTEEN 225 - setembro de 2020

 CULTURARTEEN 225 - setembro de 2020


- Inaugurado Nails Bar, um novo conceito para as mulheres, trazendo uma série de novidades na área de estética para Maricá

- Pâmela Eler, explica como acontecem seus curso de manicure e Nail Designer no Nails Bar

- Venha conhecer o Lima's Place, com tudo para manicures dentro do Nails Bar

- Pâmela Eler conclui curso de Instrutora de Unhas

- Alerta! Coronavirus pode passar de mão para filho pela placenta

- O Corpo fala, e como fala! Como nascem as doenças!!!

- O que são e quem são as pessoas intuitivas?

- Observe sus mãos: elas são as marcas de onde passou e o que você fez em sua vida!

EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DO COVID 19 E ENQUANTO DURAREM AS DETERMINAÇÕES DA PREFEITURA DE MARICÁ NA PREVENÇÃO DA PANDEMIA.

 

Informativo Culturarteen, edição de setembro de 2020, já circulando












segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Prece de Cáritas (vídeo da oração com Ana Rosa)


DEUS nosso Pai, vós que sois todo poder e bondade,

Dai a força àquele que passa pela provação,

Dai a luz àquele que procura a verdade,

Ponde no coração do homem a compaixão e a caridade. 


DEUS dai ao viajor a estrela guia, ao aflito a consolação, 

ao doente o repouso. 

PAI dai ao culpado o arrependimento, ao Espírito a verdade, 

à criança o guia, ao órfão o pai. 


SENHOR, que a Vossa bondade se estenda sobre tudo que criaste. 

Piedade, Senhor, para aqueles que não vos conhecem,

Esperança para aqueles que sofrem.

Que a Vossa bondade permita aos Espíritos consoladores

Derramem por toda parte a paz, a esperança e a fé. 


DEUS, um raio, uma faísca do vosso amor pode abrasar a Terra. 

Deixa-nos beber nas fontes desta bondade fecunda e infinita

e todas as lágrimas secarão, todas as dores acalmar-se-ão. 

Um só coração, um só pensamento subirá até Vós, 

Como um grito de reconhecimento e de amor. 


Como Moisés sobre a montanha, nós lhe esperamos com os braços abertos

Oh, bondade! Oh beleza! Oh perfeição!

E queremos de alguma sorte alcançar Vossa misericórdia.


DEUS,

Dái-nos a força de ajudar o progresso a fim de subirmos até Vós.

Dái-nos a caridade pura.

Dái-nos a fé e a razão.

Dái-nos a simplicidade,que fará de nossas almas...

Um espelho onde se refletira a Vossa santa e

misericordiosa imagem.

domingo, 30 de agosto de 2020

BEZERRA 48 - 2º quadrimestre de 2020

BEZERRA 48 - 2º quadrimestre de 2020


- A história do aniversariante, Dr. Bezerra de Menezes, o médico dos pobres
- 30 de junho de 2002, nascia uma estrela
- Nosso Anjo Guardião
- Nesses momentos conturbados, você está pronto para a mudança? Então venha Orar conosco
- A Força da Oração

EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO BEZERRA, ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DO COVID 19 E ENQUANTO DURAREM AS DETERMINAÇÕES DA PREFEITURA DE MARICÁ NA PREVENÇÃO DA PANDEMIA.
Informativo Bezerra, edição do segundo quadrimestre de 2020, já circulando na versão on line





sábado, 29 de agosto de 2020

O ANIVERSÁRIO DE ADOLFO BEZERRA DE MENEZES, O MÉDICO DOS POBRES


Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti nasceu em 29 de agosto de 1831 na fazenda Santa Bárbara, no lugar chamado Riacho das Pedras, município cearense de Riacho do Sangue, hoje Jaguaretama, estado do Ceará. 

Descendia Bezerra de Menezes de antiga família, das primeiras que vieram ao território cearense. Seu avô paterno, o coronel Antônio Bezerra de Souza e Menezes tomou parte da Confederação do Equador, e foi condenado à morte, pena comutada em degredo perpétuo para o interior do Maranhão, e que não foi cumprida porque o coronel faleceu a caminho do desterro, sendo seu corpo sepultado em Riacho do Sangue. Seus pais, Antônio Bezerra de Menezes, capitão das antigas milícias e tenente-coronel da Guarda Nacional, desencarnou em Maranguape, no dia 29 de setembro de 1851, de febre amarela; a mãe, Fabiana Cavalcanti de Alburquerque, nascida em 29 de setembro de 1791, desencarnou em Fortaleza, aos 91 anos de idade, perfeitamente lúcida, em 5 de agosto de 1882.

Desde estudante, o itinerário de Bezerra de Menezes foi muito significativo. Em 1838, no interior do Ceará, conheceu as primeiras letras, em escola da Vila do Frade, estando à altura do saber de seu mestre em 10 meses.

Já na Serra dos Martins, no Rio Grande do Norte, para onde se transferiu em 1842 com a família, por motivo de perseguições políticas, aprendeu latim em dois anos, a ponto de substituir o professor.

Em 1846, já em Fortaleza, sob as vistas do irmão mais velho, o Dr. Manoel Soares da Silva Bezerra, conceituado intelectual e líder católico, efetuou os estudos preparatórios, destacando-se entre os primeiros alunos do tradicional Liceu do Ceará.

Bezerra queria tornar-se médico, mas o pai, que enfrentava dificuldades financeiras, não podia custear-lhe os estudos. Em 1851, aos 19 anos, tomou ele a iniciativa de ir para o Rio de Janeiro, a então capital do Império, a fim de cursar medicina, levando consigo a importância de 400 mil réis, que os parentes lhe deram para ajudar na viagem.

No Rio de Janeiro, ingressou, em 1852, como praticante interno no Hospital da Santa Casa de Misericórdia.

Para poder estudar, dava aula de filosofia e matemática. Doutorou-se em 1856 pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.


Em março de 1857, solicitou sua admissão no Corpo de Saúde do Exército, sentando praça em 20 de fevereiro de 1858, como cirurgião tenente.

Ainda em 1857, candidatou-se ao quadro dos membros titulares da Academia Imperial de Medicina com a memória “Algumas considerações sobre o cancro, encarado pelo lado do seu tratamento”, sendo empossado em sessão de 1º de junho. Nesse mesmo ano, passou a colaborar na “Revista da Sociedade Físico-Química”. 

Em 6 de novembro de 1858, casou-se com a Sra. Maria Cândida de Lacerda, que desencarnou no início de 1863, deixando-lhe um casal de filhos.

Em 1859 passou a atuar como redator dos “Anais Brasilienses de Medicina”, da Academia Imperial de Medicina, atividade que exerceu até 1861.

Em 21 de janeiro de 1865, casou-se, em segunda núpcias com Dona Cândida Augusta de Lacerda Machado, irmã materna de sua primeira esposa, com quem teve sete filhos.

Já em franca atividade médica, Bezerra de Menezes demonstrava o grande coração que iria semear, até o fim do século, sobretudo entre os menos favorecidos da fortuna, o carinho, a dedicação e o alto valor profissional. 

Foi justamente o respeito e o reconhecimento de numerosos amigos que o levaram à política, que ele, em mensagem ao deputado Freitas Nobre, seu conterrâneo e admirador, definiu como “a ciência de criar o bem de todos”. Elegeu-se vereador para Câmara Municipal do Rio de Janeiro em 1860, pelo Partido Liberal.

Quando tentaram impugnar sua candidatura, sob a alegação de ser médico militar, demitiu-se do Corpo de Saúde do Exército. Na Câmara Municipal, desenvolveu grande trabalho em favor do “Município Neutro” e na defesa dos humildes e necessitados.


Foi reeleito com simpatia geral para o período de 1864-1868. Não se candidatou ao exercício de 1869 a 1872. Em 1867, foi eleito deputado-geral (correspondente hoje a deputado federal) pelo Rio de Janeiro. Dissolvida a Câmara dos Deputados em 1868, com a subida dos conservadores ao poder, Bezerra dirigiu suas atividades para outras realizações que beneficiassem a cidade.

Em 1873, após quatro anos afastados da política, retomou suas atividades, novamente como vereador. Em 1878, com a volta dos liberais ao poder, foi novamente eleito à Câmara dos Deputados, representando o Rio de Janeiro, cargo que exerceu até 1885.

Neste período, criou a Companhia de Estrada de Ferro Macaé a Campos, que veio proporcionar-lhe pequena fortuna, mas que, por sua vez, foi também o sorvedouro dos seus bens, deixando-o completamente arruinado.

Em 1885, atingiu o fim de suas atividades políticas. Bezerra de Menezes atuou 30 anos na vida parlamentar. Outra missão o aguardava, esta mais nobre ainda, aquela de que o incumbira Ismael, não para o coroar de glórias, que perecem, mas para trazer sua mensagem à imortalidade.

O Espiritismo, qual novo maná celeste, já vinha atraindo multidões de crentes, a todos saciando na sua missão de consolador. Logo que apareceu a primeira tradução brasileira de “O Livro dos Espíritos”, em 1875, foi oferecido a Bezerra de Menezes um exemplar da obra pelo tradutor, Dr. Joaquim Carlos Travassos, que se ocultou sob o pseudônimo de Fortúnio.

Foram palavras do próprio Bezerra de Menezes, ao proceder a leitura de monumental obra: “Lia, mas não encontrava nada que fosse novo para meu espírito, entretanto tudo aquilo era novo para mim [...]. Eu já tinha lido ou ouvido tudo o que se achava no Livro dos Espíritos [...]. Preocupei-me seriamente com este fato maravilhoso e a mim mesmo dizia: parece que eu era espírita inconsciente, ou mesmo, como se diz vulgarmente, de nascença”.

Contribuíram também, para torná-lo um adepto consciente, as extraordinárias curas que ele conseguiu, em 1882, do famoso médium receitista João Gonçalves do Nascimento.

Mais que um adepto, Bezerra de Menezes foi um defensor e um divulgador da Doutrina Espírita. Em 1883, recrudescia, de súbito, um movimento contrário ao Espiritismo e, naquele mesmo ano, fora lançado por Augusto Elias da Silva o “Reformador”, órgão oficial da Federação Espírita Brasileira e o periódico mais antigo do Brasil, ainda em circulação. Elias da Silva consultava Bezerra de Menezes sobre as melhores diretrizes a seguir em defesa dos ideais espíritas. O venerável médico aconselhava-o a contrapor-se ao ódio, o amor, e a agir com discrição, paciência e harmonia. 

Bezerra não ficou, porém, no conselho teórico. Com as iniciais A. M., principiou a colaborar com o “Reformador”, emitindo comentários judiciosos sobre o Catolicismo.

Fundada a Federação Espírita Brasileira em 1884, Bezerra de Menezes não quis inscrever-se entre os fundadores, embora fosse amigo de todos os diretores e sobremaneira, admirado por eles.

Embora sua participação tivesse sido marcante até então, somente em 16 de agosto de 1886, aos 55 anos de idade, Bezerra de Menezes, perante grande público, em torno de 1.500 a 2.000 pessoas, no salão de Conferência da Guarda Velha, em longa alocução, justificou a sua opção definitiva de abraçar os princípios da consoladora doutrina.

Daí por diante Bezerra de Menezes foi o catalisador de todo o movimento espírita na Pátria do Cruzeiro, exatamente como preconizara Ismael. Com sua cultura privilegiada, aliada ao descortino de homem público e ao inexcedível amor ao próximo, conduziu o barco de nossa doutrina por sobre as águas atribuladas pelo iluminismo fátuo, pelo cientificismo presunçoso, que pretendia deslustrar o grande significado da Codificação Kardequiana.

Presidente da FEB em 1889, ao espinhoso cargo foi reconduzido em 1895, quando mais se agigantava a maré da discórdia e das radicalizações no meio espírita, nele permanecendo até 1900, quando desencarnou. 

O Dr. Bezerra de Menezes foi membro da Sociedade de Geografia de Lisboa, da Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional, da Sociedade Físico-química, sócio e benfeitor da Sociedade Propagadora das Belas-Artes, membro do Conselho do Liceu de Artes e presidente da Sociedade Beneficente Cearense.

Escreveu em jornais como “O Paiz”, redigiu “Sentinela da Liberdade”, os “Anais Brasilienses de Medicina”, colaborou na “Reforma”, na “Revista da Sociedade Físico-química” e no “Reformador”. Utilizava os pseudônimos de Max e Frei Gil.

O dicionarista J. J. F. Velho Sobrinho alinha extensa bibliografia de Bezerra de Menezes, relacionando para mais de quarenta obras escritas e publicadas. São teses, romances, biografias, artigos, estudos, relatórios, etc.

Bezerra de Menezes desencarnou em 11 de abril de 1900, às 11h30min., tendo ao lado a dedicada companheira de tantos anos, Cândida Augusta.

Morreu pobre, embora seu consultório estivesse cheio de uma clientela que nenhum médico queria; eram pessoas pobres, sem dinheiro para pagar consultas. Foi preciso constituir-se uma comissão para angariar donativos visando a possibilitar a manutenção da família. A comissão fora presidida por Quintino Bocayuva.

Por ocasião de sua morte, assim se pronunciou Leon Denis, um dos maiores discípulos de Kardec:  “Quando tais homens deixam de existir, enluta-se não somente o Brasil, mas os espíritas de todo o mundo”.

DR. BEZERRA HOJE

Responsável pelas curas no Planeta Terra, foi um dos escolhidos pelo Mestre Jesus para ter a enorme responsabilidade nesta árdua tarefa. Faz parte também da Frota Estelar, como braço direito do Comandante Ashtar Sheran, que será responsável pela renovação do Planeta Terra a partir de 2029, concluindo em 2059 a fase de transformação do planeta que já começou (e temos vistos inúmeras mudanças, inclusive com as doenças pandêmicas), deixando a Terra pronta para ser um planeta de Regeneração. Dr. Bezerra de Menezes tem papel fundamental nesta transformação.





Fonte: Texto incluído nas obras que integram a Coleção Bezerra de Menezes, publicada pela FEB.

CULTURARTEEN 224 - agosto de 2020

CULTURARTEEN 224 - agosto de 2020

- Uma homenagem aos 60 anos de vida e história do nosso editor, Pery Salgado
- Uma edição super especial com relatos impressionantes de mulheres que resolveram soltar o verbo
- Paula Duarte diz que sofreu todos os tipos de violências que uma mulher pode sofrer, mas superou e venceu
- A jovem Anna Furtado fala dos abusos sofridos durante a adolescência e conclama: LUTE COMO UMA GAROTA!
- Kelly Meneses, mãe, esposa e pastora, declara: Fui violentada no corpo e na alma pelo meu pai durante anos
- Vereador Fabiano Novaes propõe a criação do MUMBUCÃO
- Dê valor a sua mulher, ou a cada mulher
- Processo de seleção define Julia Gama como Miss Brasil Universo 2020

EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DO COVID 19 E ENQUANTO DURAREM AS DETERMINAÇÕES DA PREFEITURA DE MARICÁ NA PREVENÇÃO DA PANDEMIA.

Informativo Culturarteen, edição de agosto de 2020, já circulando!