Deus, nosso Pai, CAMINHE pela minha casa e leve embora todas as minhas preocupações e doenças, e POR FAVOR, vigia e cura a minha família em nome de Jesus ... AMÉM

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

JESUS É UM GURU MOTIVACIONAL? O QUE ESTÃO FAZENDO ESTES NOVOS COACHS??????????????????

 O FALSO EVANGELHO COACHING 


Tiago Brunet, Davi Leonardo, Victor Azevedo, Priscila Alcântara, Silas Malafaia, Josué Gonçalves, Cláudio Duarte e tantos outros assumiram esse modismo teológico focado no eu humano. A minha análise me obriga a fazer a seguinte afirmação e alerta: 

Estou convicto que parte da igreja evangélica brasileira comumente tem se deixado levar por modismos. Sem sombra de dúvidas essa é  uma das características mais marcantes de uma igreja imatura teologicamente. Ademais, ouso afirmar que a igreja desse pais, devido a fraqueza bíblica de seus pastores tem sido levada com muita facilidade por ventos de doutrinas (Efésios 4:14) 

Nessa perspectiva, quando surge uma nova "sacada" ou revelação, os pastores deste tipo de comunidade, rapidamente abandonam na esquina do esquecimento as revelações passadas em detrimento às novas. 

Tem sido assim nas ultimas décadas. A Igreja passou por inúmeros "ventos" como a busca por  dentes de ouro, cura interior, batalha espiritual, confissão positiva, teologia da prosperidade, quebra de maldição hereditárias e muito mais. No entanto, apesar de algumas destas doutrinas ainda serem fortes em alguns dos nossos arraiais, posso afirmar que aos poucos, parte deste comportamento teológico está sendo substituído pela teologia do "coaching". 

Há pouco, fiquei sabendo de um "coach" que está cobrando 6 mil reais por dois finais de semana com o objetivo de  motivar tanto o pastor como a igreja que por motivos distintos foram vencidos pelo desânimo.

Diante do exposto, baseado em um esclarecimento do Reverendo Renato Vargens resolvi elencar sete motivos porque pastores e igrejas não devem aderir ao "coaching" teológico:

1- Porque as Escrituras devem ser a única e exclusiva forma de consolo, conforto, exortação, admoestação e motivação para o crente.

2- Pelo fato de que o "coaching" incentiva a prática de um evangelho humanista e antropocêntrico.

3- Pelo fato de que uma igreja não é um negócio, nem  o evangelho um tipo de business e tampouco o  crente um cliente que deve ser motivado a encontrar o caminho da felicidade,

4- Porque o "coaching" ensina que o homem deve ter fé em si mesmo, utilizando para isso técnicas humanas onde o indivíduo  é o centro de tudo 

5-  Porque o "coach"  em vez de expor as Escrituras, faz de suas pregações palestras motivacionais confundindo evangelho com empreendedorismo e Cristo com um guru motivacional.

6- Pelo fato de que as técnicas motivacionais substituem de forma velada, a suficiência de Cristo e das Escrituras.

7-  Pelo fato de que a teologia do "coaching" é mais um braço do pragmatismo religioso  do nosso tempo onde em nome da felicidade do cliente se faz qualquer negócio desde que o objetivo seja atingido.




CULTURARTEEN 241 - janeiro de 2022

CULTURARTEEN 241 - janeiro de 2022


- Ano Novo, Vida Nova e o CULTURARTEEN que completou 17 anos, começa a mudar sua nomenclatura, passando no decorrer do ano de 2022 a se chamar CULTURARTE.
- Fernanda Brasil é a MISS BRASIL SÊNIOR NOVO MUNDO 2021. Um cheio repleto de conquistas desta super top model que ainda conquistou nos primeiros dias de janeiro o título de MUSA COMPLETA 2021.
- Reproduzindo a matéria: RITMO DA VIDA de Lalinha Walas receberá o troféu do XXIII Festival Nacional de Voz e Violão (2021)
- Entenda como a masturbação pode afetar o cérebro e conheça 8 super dicas para momentos intensos
- FELIZ NOVO ANO, FELIZ NOVA VIDA, editorial do jornalista Pery Salgado
 - Escritora Roberta Souza encara novos desafios e concorre a prêmio nacional de literatura
- Mais um lançamento musical: Bruna Mandz apresenta ESTRELA
- A menina da Maré, hoje professora Vanessa Andrade concorre a prêmios literários
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DO COVID 19 E ENQUANTO DURAREM AS DETERMINAÇÕES DA PREFEITURA DE MARICÁ E DA OMS NA PREVENÇÃO DA PANDEMIA.
CulturarTEEN (CULTURARTE) edição de janeiro de 2022, já circulando nas versões on line e revista eletrônica









sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

SALVE OXÓSSI

 Quem é Oxóssi:


Oxóssi é uma divindade das religiões africanas, também conhecida como orixá, que representa o conhecimento e as florestas.

Normalmente, ele é representado pela figura de um homem que tem em suas mãos um arco e flecha, considerado uma espécie de guardião e caçador.

Para as religiões africanas, como a Umbanda e o Candomblé, Oxóssi é ligado ao conhecimento e à natureza. Ele sempre enaltece tudo o que ela pode proporcionar, conforme a necessidade humana.

Por esta razão, ele também é conhecido como o orixá da caça, da fartura e do sustento.

Na África antiga, Oxóssi era considerado o guardião dos caçadores, responsável por trazer o sustento para a tribo.

Atualmente, ele protege todos os que saem de casa diariamente para o trabalho, pois é deste esforço que vêm o sustento das famílias.

Algumas das principais características de Oxóssi são:

É expansor;

Os elementos são o vegetal e a água;

A polaridade é Obá;

Cores: verde, azul-escuro e magenta;

Os símbolos são arco e flecha (Ofá) e um Rabo de Boi (Eruexim);

As saudações são: Okê Oxóssi e Okê Arô.

Oxóssi também é considerado um orixá de contemplação, amante das artes e das coisas belas, sendo também um caçador de axé.

Ou seja, é um orixá que busca as boas influências e energias positivas para um ilé, espaço onde são realizadas as festas públicas no Candomblé.

Os considerados "filhos de Oxóssi", de acordo com a religião, são dotados de algumas características que definem o seu comportamento e remetem ao orixá.

De acordo com a interpretação desta crença, os filhos de Oxóssi são bastante agradáveis, alegres e comunicativas, além de serem ótimas companhias.

História de Oxóssi

Na história dos deuses africanos, Oxóssi é filho de Oxalá e Yemanjá, e seu nome tem origem do iorubá, linguagem especificamente africana, que significa “guardião popular”.

Ele é considerado o rei de Ketu, pois livrou a população de um dos pássaros de Eleyé (donas de pássaros que possuem espíritos maléficos). Quebrou, assim, um feitiço que ele lançou sobre aquele povo.

Segundo a lenda, Oxóssi não precisa de mais do que uma flecha para atingir seu alvo e por esta razão é também chamado de Otokan Soso.

Oxóssi e o sincretismo na igreja católica

Nas tradições da igreja católica, o orixá Oxóssi é sincretizado com São Sebastião, sendo homenageado no dia 20 de janeiro.

Entretanto, no estado da Bahia, ele também é sincretizado com São Jorge, Santo reconhecido pela força e garra, e por enfrentar tudo que venha pela frente.



quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

SALVE SÃO SEBASTIÃO

São Sebastião era um soldado romano que foi martirizado por professar e não renegar a fé em Cristo Jesus. Sua história é conhecida somente pelas atas romanas de sua condenação e martírio. Nessas atas de martírio de cristãos, os escribas escreviam dando poucos detalhes sobre o martirizado e muitos detalhes sobre as torturas e sofrimentos causados a eles antes de morrerem. Essas atas eram expostas ao público nas cidades com o fim de desestimular a adesão ao cristianismo.

São Sebastião, soldado romano e cristão

São Sebastião nasceu na cidade de Narbona, na França, em 256 d.C. Seu nome de origem grega, Sebastós, significa divino, venerável. Ainda pequeno, sua família mudou-se para Milão, na Itália, onde ele cresceu e estudou. Sebastião optou por seguir a carreira militar de seu pai.

No exército romano, chegou a ser Capitão da 1ª da guarda pretoriana. Esse cargo só era ocupado por pessoas ilustres, dignas e corretas. Sebastião era muito dedicado à carreira, tendo o reconhecimento dos amigos e até mesmo do imperador romano, Maximiano. Na época, o império romano era governado por Diocleciano, no oriente, e por Maximiano, no ocidente. Maximiano não sabia que Sebastião era cristão. Não sabia também que Sebastião,  sem deixar de cumprir seus deveres militares, não participava dos martírios nem das manifestações de idolatria dos romanos.

Por isso, São Sebastião é conhecido por ter servido a dois exércitos: o de Roma e o de Cristo. Sempre que conseguia uma oportunidade, visitava os cristãos presos, levava uma ajuda aos que estavam doentes e aos que precisavam.

Missionário no exército romano

De acordo com Atos apócrifos atribuídos a Santo Ambrósio de Milão, Sebastião teria se alistado no exército romano já com a única intenção de afirmar e dar força ao coração dos cristãos, enfraquecidos diante das torturas.

Martírio de São Sebastião

Ao tomar conhecimento de cristãos infiltrados no exército romano, Maximiano realizou uma caça a esses cristãos, expulsando-os do exército. Só os filhos de soldados ficaram obrigados a servirem o exército. E este era o caso do Capitão Sebastião. Para os outros jovens a escolha era livre. Denunciado por um soldado, o imperador se sentiu traído e mandou que Sebastião renunciasse à sua fé em Jesus Cristo. Sebastião se negou a fazer esta renúncia. Por isso, Maximiano mandou que ele fosse morto para servir de exemplo e desestímulo a outros. Maximiano, porém, ordenou que Sebastião tivesse uma morte cruenta diante de todos. Assim, os arqueiros receberam ordens para matarem-no a flechadas. Eles tiraram suas roupas, o amarraram num poste no estádio de Palatino e lançaram suas flechas sobre ele. Ferido, deixaram que ele sangrasse até morrer.

Recuperação

Irene, uma cristã devota, e um grupo de amigos, foram ao local e, surpresos, viram que Sebastião continuava vivo. Levaram-no dali e o esconderam na casa de Irene que cuidou de seus ferimentos.

Segundo martírio de São Sebastião

Depois de curado, Sebastião continuou evangelizando e se apresentou ao imperador Maximiano, que não atendeu ao seu pedido. Sebastião insistia para que ele parasse de perseguir e matar os cristãos. Desta vez o imperador mandou que o açoitassem até morrer e depois fosse jogado numa fossa, para que nenhum cristão o encontrasse. Porém, após sua morte, São Sebastião apareceu a Lucina, uma cristã, e disse que ela encontraria o corpo dele pendurado num poço. Ele pediu para ser enterrado nas catacumbas junto dos apóstolos.

Sepultamento

Alguns autores acreditam que Sebastião foi enterrado no jardim da casa de Lucina, na Via Ápia, onde se encontra sua Basílica. Construíram, então, nas catacumbas, um templo, a Basílica de São Sebastião. O templo existe até hoje e recebe devotos e peregrinos do mundo todo.

Devoção a São Sebastião

Tal como São Jorge, Sebastião foi um dos soldados romanos mártires e santos, cujo culto nasceu no século IV e que atingiu o seu auge nos séculos XIV e XV, tanto na Igreja Católica como na Igreja Ortodoxa. São Sebastião é celebrado no dia 20 de janeiro. Existe também uma capela em Palatino, com uma pintura que mostra Irene tratando das feridas de Sebastião. Irene também foi canonizada e sua festa é no dia 30 de março. 

Oração a São Sebastião

Deus onipotente, que conheceis a nossa enfermidade, fraqueza, agonia, ânsia e tribulações desta vida, fazei que a todos nos valha a intercessão de São Sebastião seu glorioso mártir e protetor dos cristãos. 

Oração Saúde:

São Sebastião, meu intercessor, vós que sofrestes os ferimentos e recebestes no corpo as flechas da indiferença e da vingança, sofrendo vil e infamante processo, pela gloria de Nosso Senhor Jesus Cristo, dignai-vos a interceder para que possa obter do Altíssimo a graça de (citar aqui a graça desejada), e ainda a graça da salvação da minha alma para vossa maior gloria.

Honra e gloria vos renderei em todos os dias de minha vida.



domingo, 9 de janeiro de 2022

COMO É A FILHA DE IEMANJÁ?

A filha de Iemanjá é assim:


Desconfiada até com ela mesma. Nada passa despercebido. Ela zela pela casa e pela família. Passa por muitos mares dentro de si, principalmente na sua cabeça que são ondas atrás de ondas mexendo com o seu psicológico.

Ela se preocupa com as pessoas.

Fala demais da conta, por vezes, fala pelos cotovelos que acaba sendo taxada de fofoqueira. Tem muito carinho pelas pessoas que admira. Essa filha é muito agitada, por vezes nervosa que tenta ser compreendida. Fala tanto que chega se emocionar.

Também passa por diversos problemas na vida, mas não deixa de enfrentar cada um deles. Por mais que a onda seja muito grande, ela vai cair de cabeça e nadar, acredite:

Ela não vai morrer na praia, pois ela é filha da mãe d'água, a Grande Rainha do Mar, Iemanjá.

Ela é vaidosa, elegante, muito caprichosa, amiga e verdadeira. Protege a sua casa e sua família com muita coragem e ousadia. Ela não é frágil, é forte como as correntezas do mar.

Essa filha consegue comandar uma tripulação, pois nasceu com o dom do comando.

Desde cedo trabalha e faz o seu próprio sustento. Em sua mesa há pães, peixes, uma rosa branca e uma vela azul simbolizando a conexão de sua mãe Iemanjá.

Linda em seus adornos, delicada até quando deseja ser, altiva nos momentos precisos, essa filha vai para a guerra e sempre saí vitoriosa.

Ela têm os olhos cheios de mistérios, mas também tem muito encanto e sabe seduzir. Ela é arisca quando quer, mas é uma grande MULHER.

Odoyá, Mãe Iemanjá.

AXÉ!"